MENU

Seminário avalia papel dos trabalhadores no Plano Brasil Maior

Evento do Macrossetor da Indústria da CUT, que acontece quinta e sexta (24 e 25), fará um raio X da política industrial e terá a presença do ministro Mauro Borges.

Publicado: 22 Julho, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A CUT e suas cinco confederações nacionais de trabalhadores do ramo industrial realizam nesta quinta e sexta-feira (24 e 25) Seminário do Macrossetor da Indústria da CUT (MSI). O evento, que acontece em Guarulhos, vai avaliar a implantação do Plano Brasil Maior, debater e organizar a intervenção do Macrossetor nos espaços institucionais de elaboração da política industrial do governo federal.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauro Borges, participará do evento, em painel na sexta-feira, às 10 horas, no qual abordará o Plano Brasil Maior, a política industrial implantada no governo Dilma Rousseff. Ao lado dele estará o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas.
O MSI é formado pelas confederações nacionais cutistas dos metalúrgicos, químicos, têxteis, trabalhadores na construção e na alimentação. Criado em 2012, o Macrossetor articula lutas e ações conjuntas entre as categorias dos cinco segmentos.

Uma das ações do MSI é justamente o debate sobre a política industrial brasileira e a necessidade de ampliar a presença dos trabalhadores nos fóruns de deliberação sobre o tema. “Por isso, além de discutir ações comuns com os sindicatos e federações das cinco categorias, aprovamos uma agenda com o ministro Mauro Borges, justamente para ampliar nosso espaço nos debates sobre a política industrial”, informou Paulo Cayres, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT).

Este ano, os dirigentes sindicais das cinco confederações já participaram de duas audiências com o ministro (leia aqui e aqui), quando reforçaram a necessidade de se construir uma política industrial que também estabeleça contrapartidas trabalhistas. “Além disso, queremos garantir que ela seja uma política de Estado e não apenas de governo, sujeita a mudanças a cada quatro anos, de acordo com resultados eleitorais”, lembrou o presidente da CNM/CUT.

Plano Brasil Maior
O Seminário fará um raio X das propostas encaminhadas nos diversos Conselhos de Competitividade do Plano Brasil Maior e da atuação da representação dos trabalhadores em cada um deles. A partir dessa avaliação, a intenção da CUT e do MSI é reivindicar que as demandas trabalhistas sejam contempladas.

Além disso, as entidades sindicais pretendem definir um programa de formação para os conselheiros cutistas no Plano Brasil Maior e também para sindicalistas que atuem no tema em seu estado ou região.

O painel de abertura – que avaliará a política industrial, na quinta, às 9h30 – será feito por Antonio Carlos Lacerda, economista e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e Claudinei Leite, conselheiro da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

Na sequência, técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e dirigentes do Macrossetor e da CUT farão uma análise da política industrial sob a perspectiva dos trabalhadores.

A tarde de quinta-feira está reservada para o debate sobre a atuação, a organização e a formação dos conselheiros da CUT, que será conduzido pela secretária geral adjunta da Central, Maria Faria.

Já na sexta-feira, antes do painel com o ministro Mauro Borges e o presidente da CUT, os participantes farão uma oficina de treinamento para o uso de hotsite específico voltado para os conselheiros da CUT em fóruns institucionais.

O Seminário será encerrado às 13 horas. Ele acontece no Hotel Mônaco Convention (rua Diogo de Faria, 137 – Centro – Guarulhos).

(Fonte: Solange do Espírito Santo - assessoria de imprensa da CNM/CUT)

CUT