MENU

Trabalhadores discutem construção de rede sindical da Schaeffler

Em seminário realizado em Sorocaba (SP), metalúrgicos brasileiros e alemães debateram processo para viabilizar a rede sindical e ampliar participação dos trabalhadores no conselho da empresa.

Publicado: 24 Abril, 2013 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

 

Crédito: Foguinho
SchaefflerSchaeffler
Seminário reuniu trabalhadores brasileiros e alemães do Grupo Schaeffler

Nos dias 22 e 23 de abril,  foi realizado em Sorocaba um seminário internacional de construção da rede sindical do grupo Schaeffler. O evento reuniu dirigentes sindicais de entidades do Brasil e da Alemanha.

De acordo com o dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Valdeci Henrique da Silva, uma das ações prioritárias para os trabalhadores da Schaeffler no Brasil é promover um workshop, provavelmente em junho, com objetivo de ampliar o diálogo entre o sindicato e a indústria. “Além disso, nós estamos pleiteando um assento para um representante dos trabalhadores brasileiros no Conselho Europeu da empresa, que participa diretamente das ações e investimentos”.

Importância da rede
Para Martina Hennecken, representante da Friedrich Ebert Foundation (FES), um das entidades organizadoras do encontro em Sorocaba, as redes sindicais são instrumentos muito poderosos para a conquista de melhores condições de trabalho porque “fortalece a posição do sindicato como interlocutor bem informado”, opina.

Além de representantes do Comitê Sindical de Empresa (CSE) da Schaeffler de Sorocaba, da Fundação Friedrich Ebert e do IG Metall (Sindicato dos Metalúrgicos Alemães), o encontro também teve a presença do secretário-geral e de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM), João Cayres.

“A rede é instrumento da luta, não substitui o sindicato. Ao contrário, dá suporte à entidade”, avaliou Cayres.



Crédito: FES
Proibição de visita à fábrica gerou protestos dos participantes do seminárioProibição de visita à fábrica gerou protestos dos participantes do seminário
Proibição de visita à fábrica gerou protestos dos participantes do seminário

Cancelamento de visita gera protesto
Entre as atividades do seminário internacional da rede sindical Schaeffler, estava prevista para a manhã de terça-feira, 23, a visita dos participantes à fábrica da empresa em Sorocaba.

Na segunda-feira, porém, a empresa anunciou o cancelamento da entrada de dirigentes sorocabanos (que são funcionários da própria Schaeffler local), permitindo apenas a visita dos sindicalistas alemães.

Após protestos na porta da fábrica, a empresa recuou e permitiu a entrada de alguns brasileiros. “O Sindicato dos Metalúrgicos repudia a atitude da empresa, pela confusão e constrangimento que ela causou ao tentar discriminar os dirigentes locais”, critica Valdeci Henrique da Silva.

(Fonte: imprensa – STIM Sorocaba)