MENU

Seminário definirá plano de ação da nova direção da CNM/CUT

Dirigentes se reúnem entre os dias 26 e 28 para detalhar estratégias e prazos para viabilizar as resoluções aprovadas no 9º Congresso nacional da categoria.

Publicado: 22 Maio, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Dino Santos
Plano de lutas e ações da CNM/CUT serão detalhadosPlano de lutas e ações da CNM/CUT serão detalhados
Plano de lutas e ações da CNM/CUT serão detalhados no seminário da nova direção

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) vai realizar entre os dias 26 e 28 seminário de planejamento estratégico de sua nova direção, eleita para o mandato 2015-2019 durante o 9º Congresso Nacional da categoria, que aconteceu em abril deste ano. A reunião vai avaliar as resoluções aprovadas no Congresso, criando uma estratégia de atuação da CNM/CUT na representação dos interesses dos metalúrgicos e metalúrgicas de todo o Brasil.

"Este seminário tem o objetivo de visualizar as ações e recursos necessários para execução das resoluções deliberadas no 9º Congresso. Além disso, vamos elaborar um calendário para que estas propostas sejam cumpridas até o fim da gestão”, detalhou o presidente reeleito da CNM/CUT, Paulo Cayres.

O evento será aberto com análise de conjuntura feita por Gilmar Mauro, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e uma apresentação do perfil dos trabalhadores nos seis segmentos que compõem a indústria metalúrgica no país, que será feita pela Subseção do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) da CNM/CUT.

Crédito: Roberto Parizotti
Direção da CNM/CUT teve renovação de Direção da CNM/CUT teve renovação de
Direção da Confederação teve renovação de 56%. Mulheres representam 33%

Nova direção
A nova direção da Confederação apresenta uma renovação de 56% em seus quadros; ou seja, há 23 novos representantes. Para Cayres, esta renovação é necessária para fortalecer a luta pela ampliação dos direitos dos trabalhadores de todo o país. “Espero que os novos diretores venham com bastante energia e que apliquem todo conhecimento que possuem nas ações da Confederação. A expectativa diante desta atual conjuntura, que está agressiva com os trabalhadores, é que a CNM/CUT continue com seu elevado grau de combatividade”, afirmou.

Outro avanço para este novo mandato foi o aumento da representação feminina. Atualmente, dos 41 dirigentes, 15 são mulheres (36,6%). Na direção executiva, elas representam 33%. “Fomos além da cota da CUT, que estabelece 30% de participação das mulheres nas direções. A tendência é ampliar e não só na direção, mas na nossa base. A luta pela igualdade de gênero não pode ser só da mulher, mas de toda sociedade”, salientou.

Cayres também lembrou dos avanços das Secretarias de Igualdade Racial e da Juventude, criadas no 8º Congresso, em 2011. “Os negros e jovens são fundamentais para o futuro da nossa categoria. A Secretaria de Igualdade Racial formou dirigentes de todo Brasil na luta contra o racismo e preconceito. Por sua vez, a Juventude participou de diversas atividades internacionais de formação e fomentou a discussão sobre o tema”, disse. “Neste último Congresso, avançamos mais e criamos a Secretaria de Comunicação que vai, entre outras coisas, fazer a luta pela democratização da comunicação”, completou.

De acordo com o presidente da CNM/CUT, a principal expectativa para o seu segundo mandato é a consolidação do Macrossetor da Indústria (MSI). “A indústria brasileira está enfrentando sérios problemas. Nós temos que olhá-la com cuidado para não retroceder e, nós, trabalhadores metalúrgicos, químicos, do vestuário, da alimentação e da construção e mobiliário, temos propostas para uma política industrial forte no Brasil”, contou.

Além disso, Cayres pretende continuar com a agenda de visitas em diversos sindicatos, como fez no início do seu primeiro mandato. “Não basta visitar os sindicatos. Isto já foi feito. Agora, a visita terá que ter um outro conteúdo para, de fato, consolidar as políticas da CNM/CUT por todo Brasil”, ressaltou.

Crédito: Divulgação
Cayres na visita ao sindicato de MatãoCayres na visita ao sindicato de Matão
Cayres no encontro com metalúrgicos no Sindicato de Matão

Visitas
Aliás, logo após o 9º Congresso, o presidente da CNM/CUT já retonou essa agenda. “No dia 20 de abril, estive no Sindicato dos Metalúrgicos de Matão (SP), um dos três que não visitei na primeira gestão. No encontro com seus dirigentes de base, conversamos nbastante sobre os desafios da categoria, especialmente em relação à luta contra a terceirização das atividades-fim e as Medidas Provisórias 664 e 665, que reduzem direitos dos trabalhadores”, finalizou.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)