MENU

Seminário reúne políticos e estudiosos para debater a democracia brasileira

Publicado: 10 Setembro, 2018 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Para tratar da democracia no mundo contemporâneo e dos desdobramentos das correntes de pensamento progressistas e neoliberais, a Fundação Perseu Abramo (FPA) realizará na sexta-feira da semana que vem (14) o seminário internacional "Ameaças à Democracia e a Ordem Multipolar". Com a presença de pensadores e políticos prestigiados internacionalmente, o evento ocorre em São Paulo, com participação restrita e será transmitido pelas redes sociais da FPA.

Em entrevista à jornalista Marilu Cabañas, na edição desta quinta-feira (6) do Jornal Brasil Atual, o embaixador e ex-ministro dos governos Lula e Dilma (PT) Celso Amorim explicou que a iniciativa, organizada por ele após uma conversa com ex-primeiro ministro da França Dominique de Villepin, reflete a preocupação interna e externa sobre os rumos da democracia brasileira.

"Nós temos um número importantíssimo de personalidades. Em um seminário você ter tantas figuras com essa projeção não é comum, claro que tudo isso é devido ao acompanhamento que as pessoas fazem da situação crítica do Brasil", pondera Celso Amorim acrescentando que o equilíbrio brasileiro vem sendo desestabilizado pela efervescência da extrema direita no país, levando a preocupação inclusive agentes internacionais, como o linguista, docente e referência mundial Noam Chomsky.

O evento conta ainda com a participação do presidente do Imagine Africa Institute, Pierre Sané, o presidente do Centro Lázaro Cárdenas y Amalia Solórzano, Cuauhtémoc Cárdenas, o diretor da Fundación Chile 21,Carlos Ominami; ex-ministros da França, Itália e Espanha, Dominique de Villepin, Massimo D’Alema, José Luís Rodrigues Zapatero, respectivamente; e políticos e estudiosos brasileiros como Gleisi Hoffman, Marcio Pochmann, Marilena Chauí e Luiz Carlos Bresser Pereira.

(Fonte: Rede Brasil Atual)