MENU

Sessão solene homenageia 60 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SP)

Publicado: 29 Abril, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Sessão solene em homenagem Sessão solene em homenagem
Mesa da sessão em homenagem aos metalúrgicos de Sorocaba com lideranças da categoria

Com o plenário lotado, foi realizada na noite desta segunda-feira (28) sessão solene na Câmara Municipal em homenagem aos 60 anos de fundação do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. A solenidade, que aconteceu na Câmara Municipal, foi em conjunto com a Assembleia Legislativa, e reuniu trabalhadores de diversas categoriais e lideranças sindicais, partidárias e de movimentos sociais. 

O vereador Izídio de Brito (PT), ex-presidente do Sindicato, e o deputado estadual Hamilton Pereira (PT), foram os proponentes da sessão solene.

Durante o evento, foram entregues cartões especiais de "Sócio Ouro" para ex-dirigentes sindicais, entre eles, Flávio Rangel de Souza, que foi diretor do Sindicato na gestão de Wilson Fernando da Silva, o Bolinha, e José Carlos Pereira, o Peleguinho, que na tribuna, ressaltou a história do Sindicato com destaque para lutas que constam na memória do sindicalismo brasileiro.

Uma placa comemorativa foi entregue ao presidente do Sindicato, Ademilson Terto da Silva, pelas mãos do deputado Hamilton e do vereador Izídio. Para o presidente da entidade, as comemorações dos primeiros 60 anos ressaltam a importância das lutas para a construção de uma entidade que é combativa e um instrumento da classe trabalhadora.

Crédito: Divulgação
Homenageados ressaltaram importância da entidadeHomenageados ressaltaram importância da entidade
Homenageados ressaltaram importância da entidade parta a história do sindicalismo


Trajetória
Presentes à sessão solene, diversos ex-dirigentes sindicais destacaram a importância do Sindicato para a sociedade, desde sua criação há 60 anos. O ex-tesoureiro (1992-1995) José Carlos Triniti Fernandes ressaltou como a entidade, envolvida com as questões sociais, foi fundamental para sua formação política. Ele lembrou que participou da gestão que criou o Sindicato Cidadão, acompanhou o envolvimento cada vez maior da entidade para melhorias que envolviam outros espaços, além da fábrica.

A trajetória da entidade também foi reverenciada pelo presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres. Ele destacou que o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba foi um dos articuladores para a criação da CUT e uma das primeiras entidades a se filiar à ela, ainda em 1983, logo depois o congresso de fundação da Central.

"Temos orgulho do Sindicato ser filiado à CNM/CUT, por sua trajetória de lutas que tem como referência a contribuição do Bolinha (ex-presidente da entidade, Wilson Fernando da Silva), que implantou em Sorocaba o novo sindicalismo brasileiro, nascido com as greves dos trabalhadores no final dos anos 1970", assinalou Paulo Cayres.

(Fonte: Imprensa – Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)