MENU

Siemens foca cogeração

Publicado: 09 Setembro, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Siemens estuda realizar novos investimentos em seu complexo industrial em Jundiaí (SP) nos próximos anos, a fim de aumentar a produção de equipamentos como turbinas e compressores para a indústria sucroalcooleira e até diversificar seu mix de produtos.

“O mercado de cogeração brasileiro é promissor, principalmente porque o potencial de ganho para a cogeração de energia é muito grande. Muitas usinas ainda operam com equipamentos antigos, com caldeiras operando em baixa pressão e temperatura”, observa o o gerente de Vendas da companhia, Márcio Campos.

A planta de Jundiaí possui, atualmente, capacidade para fabricar turbinas de 80 MW, graças à instalação, no ano passado, de uma câmara balanceadora de rotores em alta velocidade. O sistema permitiu, inclusive, que as turbinas produzidas no complexo atingissem a marca de 100% de nacionalização, já que as áreas de serviço da unidade passaram se dedicar exclusivamente ao balanceamento desses equipamentos.

Com o incremento da capacidade da planta, a Siemens planeja iniciar a fabricação de turbinas de condensação com escape artificial no Brasil. A solução, que já foi comercializada na Colômbia, será, segundo Campos, empregada na próxima safra pela usina Guarani, em Olímipia (SP).

Fonte: Portal Energia Hoje