QUA, 14 de jul / 2010

Siemens fornece sistema driverless para Linha 4-Amarela do Metrô

A Siemens acaba de fechar o patrocínio para a 16ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. O evento, organizado pela AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô), acontecerá no período de 13 a 16 de setembro de 2010, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo (SP).

A Siemens desenvolveu e forneceu o sistema driverless para os trens da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, que será operado pela concessionária ViaQuatro. Trata-se da primeira frota sem condutor baseada no conceito de automação integral em comunicação e utilizando a tecnologia CBTC - Communication Based Train Control da América Latina. Essa solução permite a operação remota dos trens e um menor tempo de espera para o usuário na estação, reduzindo o intervalo de circulação entre as composições.

"Os usuários poderão circular entre um carro e outro, sem contar o aumento do conforto, segurança e rapidez, pois o tempo de espera será de aproximadamente 75 segundos", afirma Rezier Possidente, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Siemens.

Segundo ele, outra solução inédita no sentido da inovação tecnológica é o retificador controlado, que permite regular o consumo de energia para atender os trens, assim é possível utilizar exatamente a energia necessária evitando desperdício. Os trens terão, também, ar-condicionado, corredores articulados para permitir melhor acomodação e baixo nível de ruído. "Haverá monitoramento por câmeras em tempo real que poderá ser acompanhado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), além de um sistema de comunicação visual, em tempo real, com o usuário", explica o executivo.

O fornecimento compreende, ainda, liderança técnica e administrativa, projeto, fabricação, fornecimento, montagem, testes e comissionamento do sistema de automação integral (TrainGuard MT CBTC), telecomunicações via rádio e pelo sistema SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) - usado para aplicações em centros de controle operacional, cuja função principal é atuar rapidamente nas contingências, controle e supervisão. Além disso, a Siemens é responsável pela operação assistida, treinamento e serviços de manutenção em garantia.

O driverless é extremamente seguro. São necessárias cerca de 3.500 horas (equivalente a 145 dias de uso ininterrupto) de rigorosos testes para se obter certificação internacional de segurança e colocar o sistema em funcionamento. Hoje, no mundo, a Siemens é líder absoluta com o fornecimento de mais de 25 projetos com esse conceito tecnológico, em países como Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha e Hungria.

A aplicação de novas tecnologias nos transportes de passageiros tem se mostrado um bom caminho para a melhoria da qualidade de transporte, pois além de permitir reduções diretas nos custos de implantação, de infraestrutura e de operação do sistema, possibilita aumentos de oferta de lugares e conforto aos usuários, bem como reduções nos tempos de viagem, propiciando uma maior satisfação com o serviço prestado.

Durante a 16ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, os executivos da empresa estarão à disposição dos visitantes da mostra para fornecer as informações necessárias sobre o sistema driverless e outros produtos da empresa.

Fonte: Segs

Com a Palavra

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

Folha Metalúrgica - Porto Alegre

Folha Metalúrgica - Porto Alegre - Edição Nº 336
30 de out / 2017

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700