TER, 06 de mai / 2008

Siemens lança pacotes sustentáveis para empresas

A área de TI da Siemens prepara o lançamento de tecnologias programadas para mapear e auxiliar as empresas em questões ambientais, eficiência energética, energia verde e geração de créditos de carbono. O conceito desenvolvido pela companhia é o Sustainable IT, um conjunto de soluções e serviços para unificar os pilares da sustentabilidade em uma única ferramenta.

Por enquanto, fazem parte do conceito duas soluções: o Environmental Compliance (EC) e o Environmental, Health and Safety (EH&S). O EC auxilia as empresas em regulamentações ambientais e gerenciamento de créditos de carbono. E o EH&S oferece funções para as áreas de meio ambiente, saúde e segurança dos funcionários dentro de uma linha de produção.

O gerente de marketing de tecnologida da empresa, Fernando Simões, diz que o pacote de soluções é para medir e melhorar o desempenho das atividades das companhias. A tecnologia deve usar a sustentabilidade do negócio, diz Simões. Segundo ele, a sustentabilidade está focada em três pilares: ambiental, social e econômico.

Simões conta que o EC é aplicável em indústrias de manufaturas e óleo e gás, pois além de permitir o compartilhamento de dados de várias unidades fabris, com acesso aos processos para gestão de consumos, gerencia as emissões de gases assim como as medições e exceções. A gerência de emissões possibilita a entrada no mercado de crédito de carbono.

O gerente lembra que além dos benefícios sustentáveis as soluções também trazem redução de custos, já que centralizam e integram as informações. A informação flui melhor. O processamento é mais fácil.

Já na área de saúde e segurança, a empresa lançou o EHS. Riscos e saúde ocupacional são apenas uma das facetas da gestão de capital humano, que é fator fundamental na geração de lucros no longo prazo, explica Simões. O programa realiza mapeamentos dos locais de risco para os colaboradores, gerencia o serviço médico, mantém dados de diagnósticos, consultas, examens e vacinações e estatísticas de potenciais fontes de enfermidades e estudos de doenças ocupacionais.

Para o controle de ações relacionadas ao meio ambiente, o EH&S permite o rastreamento de produtos perigosos, gestão de resíduos, controle de análises ambientais e gestão de documentos. De acordo com Fernando Simões, as soluções começam a funcionar no segundo semestre.

Fonte: JB Online

Com a Palavra

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

Folha Metalúrgica - Porto Alegre

Folha Metalúrgica - Porto Alegre - Edição Nº 336
30 de out / 2017

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700