MENU

Siemens lança pacotes sustentáveis para empresas

Publicado: 06 Maio, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A área de TI da Siemens prepara o lançamento de tecnologias programadas para mapear e auxiliar as empresas em questões ambientais, eficiência energética, energia verde e geração de créditos de carbono. O conceito desenvolvido pela companhia é o Sustainable IT, um conjunto de soluções e serviços para unificar os pilares da sustentabilidade em uma única ferramenta.

Por enquanto, fazem parte do conceito duas soluções: o Environmental Compliance (EC) e o Environmental, Health and Safety (EH&S). O EC auxilia as empresas em regulamentações ambientais e gerenciamento de créditos de carbono. E o EH&S oferece funções para as áreas de meio ambiente, saúde e segurança dos funcionários dentro de uma linha de produção.

O gerente de marketing de tecnologida da empresa, Fernando Simões, diz que o pacote de soluções é para medir e melhorar o desempenho das atividades das companhias. A tecnologia deve usar a sustentabilidade do negócio, diz Simões. Segundo ele, a sustentabilidade está focada em três pilares: ambiental, social e econômico.

Simões conta que o EC é aplicável em indústrias de manufaturas e óleo e gás, pois além de permitir o compartilhamento de dados de várias unidades fabris, com acesso aos processos para gestão de consumos, gerencia as emissões de gases assim como as medições e exceções. A gerência de emissões possibilita a entrada no mercado de crédito de carbono.

O gerente lembra que além dos benefícios sustentáveis as soluções também trazem redução de custos, já que centralizam e integram as informações. A informação flui melhor. O processamento é mais fácil.

Já na área de saúde e segurança, a empresa lançou o EHS. Riscos e saúde ocupacional são apenas uma das facetas da gestão de capital humano, que é fator fundamental na geração de lucros no longo prazo, explica Simões. O programa realiza mapeamentos dos locais de risco para os colaboradores, gerencia o serviço médico, mantém dados de diagnósticos, consultas, examens e vacinações e estatísticas de potenciais fontes de enfermidades e estudos de doenças ocupacionais.

Para o controle de ações relacionadas ao meio ambiente, o EH&S permite o rastreamento de produtos perigosos, gestão de resíduos, controle de análises ambientais e gestão de documentos. De acordo com Fernando Simões, as soluções começam a funcionar no segundo semestre.

Fonte: JB Online