MENU

Siemens mira PAC e expande produção de máquinas

Publicado: 14 Maio, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

A unidade de equipamentos elétricos da Siemens inaugurou nesta segunda-feira a expansão de seu complexo em Jundiaí, interior de São Paulo, tornando a unidade a maior da América Latina em transformadores e turbinas de geração de energia para indústrias.

A empresa quer aproveitar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal em janeiro, e o boom na área sucroalcooleira do país.

O grupo alemão investiu 200 milhões de reais na expansão da fábrica e prevê que a demanda de energia do Brasil em 2007 crescerá 6 ou 7 por cento, para um avanço do Produto Interno Bruto de 4 a 4,5 por cento.

De olho no crescimento que pode ser gerado no país por conta dos investimentos em infra-estrutura previstos no PAC, o presidente da unidade brasileira da Siemens, Adilson Antonio Primo, disse que pedirá ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, um foco maior na realização do PAC.

'O Brasil precisa entrar em um ciclo de crescimento econômico sustentável. O PAC, que tem todo o nosso apoio, até agora foi um pouco lento. Falta pressão maior por parte do governo em relação ao Congresso para que esse projeto deslanche', disse o executivo.

O presidente Lula participa da cerimônia de inauguração da expansão do complexo da Siemens em Jundiaí.

No foco da empresa estão projetos de geração de energia do rio Madeira e também as áreas de saneamento e logística. A planta --que funciona como uma unidade integrada-- vai fabricar turbinas de geração de energia voltadas paras as áreas de etanol, mineração, papel e celulose e siderurgia.

A expansão da fábrica de transformadores vai duplicar a produção desses equipamentos e triplicar a produção de equipamentos de transmissão de energia de média e alta tensão. Segundo Primo, 30 por cento da produção de turbinas será voltada ao setor sucroalcooleiro.

Fonte: Reuters