MENU

Siemens: mudanças não devem afetar operações em Curitiba

Publicado: 06 Agosto, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O anúncio da transferência de 80,2% da Siemens Home and Office (SHC), divisão de telefonia da multinacional alemã, para a Arques Industries, empresa especializada na recuperação de companhias problemáticas, não deve afetar as operações da fábrica de Siemens em Curitiba.

A assessoria de imprensa da empresa informa que a unidade paranaense pertence a divisão da Siemens Enterprise Comumnications (SEM), que atua com autonomia em relação a SHC, e não fez parte da transação.

A venda da SHC completa a retirada da Siemens do setor de telefonia depois de mais de 160 anos. Pelo acordo, a Arques se comprometeu a manter as fábricas de Bocholt e Munique, na Alemanha, pelos próximos três anos e poderá explorar a marca Siemens por mais dois anos. A empresa espera liderar o segmento de "negócios premium", visando altas margens de lucro.

Já o foco global da Siemens e suas subsidiárias continuará na engenharia elétrica e eletrônica para equipamentos de comunicação corporativa, indústria, geração de energia e equipamentos médicos.

Reestruturação

Em fevereiro, a matriz alemã anunciou uma reestruturação que incluía a venda das operações da SEM. À época, as agências internacionais de notícias informaram que a fábrica de Curitiba poderia ser fechada, hipótese que foi descartada pela companhia logo em seguida. No último mês de abril a fábrica de Curitiba, com 470 funcionários, inaugurou uma nova linha de produção de terminais telefônicos IP [tecnologia de transmissão de voz pela internet], com capacidade para montar até 150 mil aparelhos por ano, para atender o mercado latino-americano. O investimento consumiu US$ 5 milhões e implicou a contratação de 100 pessoas.

Também em abril, a Enterprise anunciou um modelo de soluções de telecomunicações para o mercado de pequenas e médias empresas, chamado "Go Foward!". A expectativa é que o novo produto contribua para aumentar em 10% o faturamento da empresa até 2010.

Fonte: Gazeta do Povo