MENU

Siemens poderia chegar a acordo com SEC por casos de corrupção

Publicado: 21 Agosto, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O grupo alemão Siemens poderia chegar a um acordo com a Comissão da Bolsa de Valores dos Estados Unidos (SEC, em inglês) quanto às acusações de corrupção e suborno das quais é alvo.

Segundo informou o diário alemão "Frankfurter Allgemeine Zeitung" em sua edição de hoje, "se prevê um acordo ainda este ano com as autoridades das bolsas de valores americanas no escândalo da Siemens pelo pagamento de subornos".

O rotativo alemão baseia a notícia nas declarações de pessoas que têm entrado em contato com a Siemens, o Ministério da Justiça americano e a SEC, as partes envolvidas no processo.

Um advogado de Nova York disse ao periódico que as partes negociadoras "tentam encerrar a questão".

No final de agosto do ano passado, autoridades judiciárias e de fiscalização da Bolsa dos EUA pediram ajuda a promotores de Munique (sul da Alemanha) na investigação dos casos de corrupção e suborno envolvendo o grupo Siemens.

A Justiça alemã condenou no início deste mês um ex-diretor da Siemens a dois anos de liberdade condicional e ao pagamento de uma multa de 108.000 euros (US$ 158.760), no primeiro processo penal pelos casos de corrupção na empresa.

Nesse processo, no qual são acusadas mais de 300 pessoas, se investiga o pagamento ilegal de 1,3 bilhão de euros (US$ 1,911 bilhões) em forma de subornos para a obtenção de encomendas do exterior.

Fonte: Agência Efe