MENU

Siemens quer vender serviços financeiros a clientes industriais na Alemanha

A Siemens pediu à Autoridade Federal de Supervisão Financeira alemã uma licença para exercer actividade bancária

Publicado: 29 Junho, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O objectivo é "expandir o portefólio de produtos da unidade de serviços financeiros, particularmente na área de vendas", revelou a empresa em comunicado. "Na actual situação, podemos ser afectados se os bancos tiverem problemas, devido ao ambiente legislativo que não é totalmente transparente", disse o director financeiro da Siemens, Joe Kaeser. Segundo o responsável, citado pela agência francesa de notícias AFP, "a liquidez [da empresa] ronda hoje os nove mil milhões de euros, o que significa que têm que ser feitos investimentos seguros".

"A Siemens pode fazê-lo", através de um banco que faça parte do grupo, disse Kaeser, que acredita que as autoridades alemãs vão conceder "rapidamente" a licença.

Ao contrário de outros grupos industriais alemães, como os produtores de automóveis BMW e Volkswagen - que oferecem serviços bancários como contas poupança e crédito a clientes - a Siemens "não quer fazer banca de retalho". A multinacional tecnológica está interessada em oferecer serviços financeiros aos grandes clientes industriais.

Fonte: Público (Portugal)