MENU

Siemens transfere tecnologia para o Brasil

Publicado: 25 Junho, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A companhia fecha acordo de mais de R$ 50 milhões para produzir no país os Transformadores Especiais para os Sistemas de Transmissão em Corrente Contínua que serão usados no projeto Mallorca, na Espanha.

A divisão de Transformadores da Siemens no Mercosul (TUSA), situada na cidade de Jundiaí (SP), acaba de iniciar o processo de transferência de tecnologia para produzir 14 transformadores especiais que serão instalados no projeto de Transmissão da ilha de Mallorca, na Espanha. O contrato, em parceria com a matriz na Alemanha, ultrapassa o valor de R$ 50 milhões e faz parte do projeto de suprimento de mais de 2500 MW de energia à ilha.

A fábrica da Siemens em Nurembergue (Alemanha) produz este tipo de transformador desde a década de 60 e é líder de mercado há vários anos, produzindo unidades de até 800.000 Volts (DC). "Com o crescimento do mercado mundial, a Siemens precisava escolher uma de suas mais de 20 fábricas para produzir estes transformadores, em adição à unidade alemã", explica Arthur Lavieri, diretor da TUSA. Segundo o executivo, a empresa passou por adequações técnicas e investimentos nos últimos 3 anos, tendo sido aprovada para fabricar os transformadores HVDC após várias auditorias internacionais. "Os transformadores HVDC interagem com complexos conversores de energia e demandam cuidados muito especiais no projeto, na fabricação e nos ensaios. Alguns dos equipamentos de testes e produção nos quais estamos investindo exigem altos investimentos", comenta Lavieri.

O início da produção dos transformadores na unidade brasileira terá início nos próximos meses. "Estamos acelerando a preparação para sermos uma opção de qualidade em fabricação de transformadores HVDC no mundo e no Brasil. Neste sentido, nossos investimentos permitirão a produção de unidades de até 600.000 Volts DC", completa Lavieri. Além do projeto para Mallorca, a empresa fechou outros dois grandes contratos, ambos para exportação.

A TUSA tem passado por uma importante fase de investimentos desde meados de 2006, quando duplicou seu Campo de Provas (tornando-se o maior da empresa no mundo) e ampliou sua capacidade de produção e engenharia. Em 2006 e 2007, a TUSA foi a maior exportadora Brasileira de Transformadores, superando a marca de 40% do total exportado pelo Brasil. Sua linha de produtos cobre toda faixa de transformadores de distribuição até grandes unidades de 800.000 Volts e até 1000 MVA.

Perfil do Setor Energy da Siemens - O Setor Energy da Siemens é o fornecedor líder mundial de uma gama completa de produtos, serviços e soluções para a geração, transmissão e distribuição de energia e para a extração, conversão e transporte de petróleo e gás. No exercício de 2007 (encerrado em 30 de setembro de 2007, e preparado de acordo com o IFRS - International Financial Reporting Standard), o Setor Energy registrou receitas de aproximadamente ?20 bilhões e novos pedidos totalizando cerca de ?28 bilhões, tendo contabilizado um lucro de ?1,8 bilhão. No início do exercício de 2008, o Setor Energy contava com 73.500 colaboradores. Todas as cifras representam a soma dos números não consolidados para os Grupos de Geração de Energia e Transmissão e Distribuição de Energia e para a Divisão de Soluções de Petróleo, Gás e Marítimas do Grupo Soluções e Serviços Industriais. No Brasil, o Setor Energy tem uma participação de 60% da base instalada de usinas de co-geração industrial, 40% de termelétricas, 50% de hidrelétricas e 100% de nuclear. Além disso, 30% das linhas de transmissão e distribuição do país contêm tecnologias e produtos Siemens.

Fonte: Revista Fator