MENU

Sindicalistas de todo o mundo aprovam moção em apoio a trabalhadores do Brasil

No 2º Congresso da IndustriALL, por unanimidade os delegados aprovaram texto no qual condenam o ataque aos direitos trabalhistas no Brasil e a perseguição ao ex-presidente Lula.

Publicado: 09 Outubro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Moção foi aprovada por unanimidadeMoção foi aprovada por unanimidade
Moção foi aprovada por unanimidade pelo plenário

Por unanimidade, o plenário do 2º Congresso da IndustriALL Global Union aprovou no encerramento do evento, sexta-feira (7), moção pela qual condena o ataque contra os direitos dos trabalhadores desferido pela elite econômica e seus governos em todo o mundo, particularmente no Brasil. Para os mais de 1.400 sindicalistas de todo o mundo, o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e a perseguição a Lula são provas de que projetos focados na busca da igualdade social são alvos dessa elite.

A defesa da moção foi feita pela presidenta da Confederação Nacional dos Químicos da CUT (CNQ-CUT), Lu Varjão, que também é a nova co-presidenta da América Latina e Caribe da IndustriALL. Após sua argumentação, os delegados de 122 países presentes ao evento aprovaram o documento, cuja íntegra é a seguinte:

Os trabalhadores e as trabalhadoras, delegados (as) presentes no 2º Congresso da IndustriALL Global Union, condenam o ataque feroz desferido contra os direitos da classe trabalhadora pela elite econômica e por governos em várias regiões do mundo.

Conquistas históricas como jornada de trabalho, aposentadoria e emprego decente estão ameaçados, sob o argumento de que medidas como essa seriam necessárias para reduzir a crise econômica que assola as nações.

Junto com o ataque aos direitos vem também o ataque a projetos de governo que têm como foco a busca da igualdade social, como vem ocorrendo em países da América Latina, sendo que o exemplo mais contundente é o Brasil, onde destituíram a presidenta legitimamente eleita e perseguem a maior liderança política e sindical mundial, o companheiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Diante disso, este 2º Congresso da IndustriALL Global Union decide:

1) Intensificar as ações conjuntas de todas as entidades sindicais filiadas em defesa de direitos históricos da classe trabalhadora;

2) Neste momento, expressar o seu integral apoio às lutas da classe trabalhadora no Brasil para barrar os ataques às suas conquistas e à democracia no País;

3) Reafirmar a unidade dos trabalhadores e das trabalhadoras nas indústrias de todo o mundo na luta por seus direitos e para que as entidades sindicais possam atuar com liberdade e autonomia;

4) Incorporar-se à campanha da Confederação Sindical Internacional “Stand With Lula”  (Estamos com Lula), lançada em 20 de setembro de 2016, para defender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dos abusos judiciais praticados contra ele no Brasil e denunciar os poderosos interesses que tentam impedir a sua livre atuação política.

Rio de Janeiro, Brasil, 07 de outubro de 2016.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)