MENU

Sorocaba (SP): sindicalistas participam de debate sobre comunicação

Publicado: 11 Abril, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Democratizar os meios de comunicação implica em criar mecanismos para se acabar com o monopólio e, consequentemente, consolidar a democracia existente no país. Esse foi um dos principais pontos abordados no debate realizado na manhã desta sexta-feira (11), no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SP).

O evento, promovido pela subsede da CUT/SP, faz parte da programação do 1º de Maio, Dia do Trabalhador, que tem como tema "Comunicação: o desafio do século".

Dirigentes e associados de sindicatos ligados à CUT de Sorocaba e região acompanharam a discussão, que contou com os palestrantes Ana Flávia Marques, representante do Centro de Estudos Barão de Itararé, e Paulo Rogério de Andrade, coordenador da imprensa do SMetal.

Ana Flávia abordou a necessidade do novo marco regulatório para a democratização dos meios de comunicação e o projeto de lei de iniciativa popular, criado em maio do ano passado. Ela ressalta que os debates nas bases dos movimentos e entidades sindicais são fundamentais, pois são necessárias 1,3 milhão assinaturas para que o projeto tramite nas instâncias do poder.

Crédito: Divulgação
Atividade foi promovida pela CUT/SPAtividade foi promovida pela CUT/SP
Sindicalistas que participaram da atividade, que foi promovida pela CUT/SP

"O projeto propõe um equilíbrio nos espaços da programação dos meios de comunicação para garantir a pluralidade de opinião", explica.

Entre outros pontos, no artigo 22, por exemplo, reivindica-se de que 70% dos programas televisivos sejam brasileiros e que a grade contemple no mínimo duas horas de jornalismo.

A mesa também debateu o marco civil, que diz respeito à regulamentação da internet no Brasil, projeto aprovado recentemente na Câmara dos Deputados e que está agora aguardando votação no Senado.

O assessor Paulo Rogério destacou a importância das estratégias de comunicação relacionadas com as experiências sindicais, tendo como base o autor e pesquisador Vitor Gianotti e dados sobre o perfil dos metalúrgicos.

Ele expôs a mudança de comportamento do público-alvo da comunicação do Sindicato da década de 1980 para os dias atuais, incluindo a elevação do grau de formação.

Na década de 1980, por exemplo, a participação das mulheres no meio metalúrgico era ínfima. Já em 1994 aumentou para 9% e, segundo o Dieese, em 2013 a presença feminina saltou para 20,83%. Quanto à idade, as pesquisas demonstram que a faixa etária de trabalhadores até 39 anos se mantém numa média de 60%.

Ele apontou dados também relacionados ao acesso à internet e à leitura de jornais, informações que fazem com que novas estratégias sejam utilizadas nos canais disponibilizados pela imprensa sindical, que deve acompanhar os diferentes contextos do movimento dos trabalhadores.

Ao final do debate, o público foi convidado a participar do calendário de comemoração dos 60 anos do Sindicato dos Metalúrgicos, com as atividades agendadas para o próximo dia 24, às 19h, na sede da entidade, com o relançamento do livro "Companheiros: A hora e a vez dos metalúrgicos em Sorocaba" e a inauguração do busto de Wilson Fernando da Silva, o Bolinha, que foi presidente da entidade.

Já no dia 28, às 19h, no plenário da Câmara de Sorocaba, haverá sessão solene em homenagem aos 60 anos.