MENU

Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e MPT revertem demissões de dirigentes na Eletrolux

Publicado: 05 Julho, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
--
Cinco dirigentes e membros do CSE foram reintegrados na Eletrolux

Em audiência realizada no último dia 30 de junho, o Ministério Público do Trabalho de Araraquara propôs para a Electrolux a reintegração dos cinco dirigentes sindicais do CSE (Comitê Sindical de Empresa) demitidos pela direção da fábrica.  A empresa atendeu a reivindicação do Ministério Público, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e dos trabalhadores, sendo assim, os dirigentes sindicais retornaram ao trabalho nesta segunda-feira (04).

Os cinco dirigentes sindicais, membros do CSE, haviam sido demitidos, sem justa causa, no dia 24 de junho, um mês após a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos garantir aos trabalhadores o pagamento de mais de R$ 2,8 milhões referente às diferenças de horas extras, que não eram pagas devidamente pela empresa. A ação, considerada como antissindical pelo Sindicato dos Metalúrgicos, indignou a maioria dos trabalhadores na fábrica, que protestaram nos dias 24 e 25 de junho com paralisações.

Na audiência realizada em Araraquara, o principal argumento usado pelo Ministério Público do Trabalho foi quanto à representação dos trabalhadores baseada na Convenção 135 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), no qual o texto  visa a proteção  contra quaisquer medidas que prejudiquem a atuação do representante dos trabalhadores, nesse caso dos dirigentes sindicais eleitos democraticamente pelos trabalhadores.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, Erick Silva, a reintegração dos dirigentes sindicais é de grande importância para a organização dos trabalhadores. “A empresa acatou o nosso pedido e do Ministério Público do Trabalho e essa é uma vitória para todos os trabalhadores, pois acreditamos no poder da nossa organização, e vamos continuar lutando sempre para fazer valer os nossos direitos”, declarou Erick Silva.

Entenda o que é o CSE
O mandato desta nova direção do Sindicato teve início em dezembro de 2015. No total, são 79 dirigentes que compõem a direção plena da entidade, por meio de 7 CSE´s - Comitês Sindicais de Empresa e o Comitê Sindical dos Aposentados (CSA), todos eleitos pelos sócios do sindicato.

Nas empresas em que há os CSE´s, como é o caso da Electrolux, os dirigentes estão distribuídos em diversos setores. O objetivo é estar o mais próximo possível e participar do dia a dia do trabalhador, auxiliando na resolução dos problemas diários no chão de fábrica. É o Sindicato dentro da fábrica para atender as demandas dos trabalhadores.

Esse novo modelo de representação sindical foi aprovado pelos trabalhadores no Congresso dos Metalúrgicos de São Carlos, em 2013. Ele foi implantado para garantir mais participação dos trabalhadores nas ações do Sindicato, e já é praticado pelos metalúrgicos de São Bernardo do Campo, Taubaté, Sorocaba, Pindamonhaga, Salto e também em Curitiba, onde é praticado na mesma lógica.

(Fonte: Assessoria de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos)