MENU

Evento nesta quinta (24) comemora 60 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba

Publicado: 23 Abril, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região comemora, neste mês, 60 anos de trajetória nos embates trabalhistas dentro das fábricas e ao lado dos movimentos populares. O Sindicato foi uma das primeiras entidades do país a se filiar à CUT, pois sua direção, assim como de outras organizações de trabalhadores, adotou uma nova maneira de conduzir as lutas da categoria, apostando na mobilização e num novo jeito de fazer o sindicalismo. O Sindicato completou seis décadas de fundação no último dia 12 de abril, mas as comemorações serão realizadas nos dias 24 e 28 de abril.  

Em comemoração a seus 60 anos, nesta quinta (24), às 19h, na sede do Sindicato, em Sorocaba (SP), haverá a inauguração do busto do líder metalúrgico Wilson Fernando da Silva, o Bolinha, que presidiu a entidade nesta fase do sindicalismo que deu origem à CUT. Haverá também o relançamento do livro "Companheiros: A hora e a Vez dos Metalúrgicos de Sorocaba", do jornalista Carlos Araújo. Na mesa solene vão estar presentes, além do autor, alguns personagens entrevistados para o livro, como Hamilton Pereira, ex-dirigente sindical metalúrgico e hoje deputado estadual; Carlos Roberto de Gáspari, presidente do Sindicato nos anos 1990; e Laelso Rodrigues, representante do setor patronal metalúrgico nos anos 1980 e diretor da Fundação Ubaldino do Amaral.

No mesmo evento, será inaugurada exposição de fotos que retratam as últimas três décadas da instituição e show com a Banda do Livro, que tocará clássicos do repertório de movimentos sociais brasileiros.

Já no dia 28, às 19h, haverá uma sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba com homenagem a todos os ex-dirigentes do Sindicato e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da entidade. Na ocasião, também serão lançados um selo dos Correios para marcar os 60 anos da entidade e uma revista comemorativa.

Para marcar o 60º aniversário da entidade, foi criado ainda o site www.smetal.org.br/60anos que traz textos, imagens, artigos, notícias, vídeos e outras publicações que mostram a construção do Sindicato.

Os eventos são abertos ao público e a entrada é gratuita.
 

(Fonte: Imprensa STIM Sorocaba)