MENU

Solidariedade internacional continua pautando ações de metalúrgicos

Publicado: 26 Novembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CNM/CUT
João Cayres e sindicalistas da FIOMJoão Cayres e sindicalistas da FIOM
João Cayres (camisa vermelha) e sindicalistas da FIOM

Metalúrgicos podem se unir para o desenvolvimento de projeto de formação sindical focado em trabalhadores em multinacionais italianas. O projeto começou a ser discutido nesta terça-feira (25) pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e a FIOM, a federação dos metalúrgicos da Itália.

Três dirigentes da FIOM estiveram na sede da CNM/CUT, em São Bernardo do Campo (SP), e conversaram a respeito do assunto com o secretário geral e de Relações Internacionais da entidade, João Cayres. São eles: Stefano Maruca, secretário de Relações Internacionais, Bruno Papignani, secretário geral da federação na província de Emilia-Romagna, e Alberto Monti, secretário geral da federação na cidade de Bologna. Maruca, inclusive, representou a FIOM e no encontro mundial de metalúrgicos das Redes Tenaris, Ternium e Usiminas, realizado em Vespasiano (MG), entre os últimos dias 19 e 21 (ver mais abaixo).

Segundo João Cayres, as relações entre CNM/CUT e a federação italiana são antigas e sempre foram pautadas na solidariedade. “Além de reafirmar nossos laços, discutimos na reunião a possiblidade desse projeto de formação, levando em consideração, por exemplo, que a base da CNM/CUT passou a ter duas empresas do Grupo Fiat, a FPT, de motores, em Campo Largo, no Paraná, e a Fiat Automóveis, em Goiana, Pernambuco”, explicou o dirigente da Confederação.

Crédito: Divulgação
Participantes do encontro, em VespasianoParticipantes do encontro, em Vespasiano
Participantes do encontro do Grupo Techint, em Vespasiano


Encontro internacional
O encontro realizado em Vespasiano, do qual Stefano Maruca participou, teve a presença de mais de 50 metalúrgicos da Argentina, Colômbia, Guatemala, Canadá, Japão, Romênia, Itália e Brasil. É a primeira vez que trabalhadores nas três empresas do grupo Techint – Ternium, Tenaris e Usiminas – se reúnem. Cayres, que também acompanhou a atividade, disse que isoladamente, o Comitê Mundial da Tenaris já fez oito encontros e, junto com a Ternium, dois. “Mas com a presença de representantes dos metalúrgicos na Usiminas é a primeira vez”, informou.

Ao longo dos três dias, os trabalhadores trocaram informações sobre as condições e a relação de trabalho nas plantas das três empresas do grupo Techint. Debateram também ações de solidariedade entre os metalúrgicos, principalmente voltadas aos trabalhadores da Colômbia e Guatemala, onde a multinacional não reconhece as entidades sindicais e onde os sindicalistas têm sido vítimas de perseguições – e até mesmo assassinatos – por parte do empresariado, com anuência dos poderes públicos. Para isso, o encontro resolveu também denunciar a situação à Organização Internacional do Trabalho, além de ações nas plantas do grupo em todo o mundo.

Decidiram ainda que os encontros do Comitê Mundial continuarão sendo anuais e com a presença de representantes dos metalúrgicos nas três empresas. A atividade teve a presença de Fernando Lopes, secretário geral adjunto da IndustriALL Global Union, federação internacional que representa trabalhadores na indústria em todo o mundo. A IndustriALL se comprometeu a coordenar estas ações de solidariedade e a colaborar no que for possível na busca do diálogo e na unificação dos direitos básicos dos trabalhadores no grupo Techint.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)