MENU

Sorocaba (SP): metalúrgicos na Schaeffler protestam e pedem diálogo com a empresa

Publicado: 27 Julho, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Vagner Santos/Imprensa SMetal
- -
Metalúrgicos protestaram nesta quarta-feira em frente à fábrica 

Os trabalhadores no grupo Schaeffler, em Sorocaba (SP), protestaram na manhã desta quarta-feira (27)  em frente à fábrica contra a falta de diálogo da empresa, que se nega a apresentar uma nova proposta de Programa de Participação nos Resultados (PPR).

O protesto foi liderado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba com a presença dos trabalhadores do primeiro turno e do administrativo.

De acordo com o secretário geral do Sindicato, Leandro Soares, a empresa não quer negociar com os trabalhadores. "Essa atitude truculenta da nova diretoria da Schaeffler é uma postura antissindical para enfrentar os trabalhadores, aumentar as demissões e retirar direitos", afirmou.

Já para o dirigente sindical Valdeci Henrique da Silva, o Verdinho, membro do CSE da empresa, somente a união e mobilização dos trabalhadores na fábrica poderão convencer a empresa a apresentar uma proposta que atenda às expectativas dos metalúrgicos.

A única proposta apresentada pelo Grupo Schaeffler, que já foi rejeitada três vezes pelos trabalhadores, está 30% abaixo do valor de PPR aprovado em 2015.

Protesto
O protesto teve início às 8h, quando os trabalhadores saíram em caminhada da portaria 2 e seguiram até a portaria 3 da empresa. Ambas ficam na Avenida Independência, no bairro Éden.

Segundo o secretário geral, está marcado para esta sexta-feira (29) uma reunião com a diretoria da empresa. Mas o Sindicato já se colocou à disposição para realizar nova rodada de negociação. 

O Grupo Schaeffler tem três plantas em Sorocaba (Ina, Luk e Fag), fabrica autopeças e 3,5 mil trabalhadores.

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)