MENU

Sorocaba (SP): acordos já beneficiam 86% da categoria na região

Publicado: 11 Novembro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Trinta e três mil metalúrgicos de quase 500 empresas de Sorocaba (SP) já garantiram a reposição da inflação (9,62%) nos salários e a renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.

Esses trabalhadores correspondem a 86% do total de 38 mil metalúrgicos representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e mais 13 cidades da região.

A campanha salarial estadual da categoria está emperrada desde a data-base, que foi dia 1º de setembro, pois muitos empresários argumentam que a crise impossibilita reajuste salarial. Alguns vêm tentando, sem sucesso até agora, inclusive retirar direitos garantidos na CCT.

Do total de metalúrgicos com reajustes e cláusulas sociais garantidos, 17.230, distribuídos em 247 fábricas, conquistaram o acordo por meio de negociações entre a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) com os grupos patronais organizados na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

Outros 15.729 metalúrgicos, de 225 fábricas, tiveram seus acordos negociados diretamente entre o SMetal e as empresas locais.

Em um dos recentes acordos locais, com a Johnson Controls, os trabalhadores conquistaram reajuste salarial de 10,21%.

Apoio aos 100%
"Estamos avançando, mas não vamos parar a luta antes de termos a certeza de que 100% da nossa categoria está contemplada com acordos", afirmou Leandro Soares, secretário-geral do Sindicato.  "Mas, para atingir esse objetivo, dependemos da mobilização de quem ainda não tem acordo e do apoio e solidariedade na luta por parte daqueles que já resolveram a campanha salarial", concluiu.

(Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)