MENU

Sorocaba (SP): Chapa 1 da CUT é eleita com 97,11% dos votos

Publicado: 20 Março, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Foguinho/Imprensa SMetal
Chapa 1 da CUT Chapa 1 da CUT
Chapa 1 da CUT 

A Chapa 1, liderada por Leandro Soares, está eleita para dirigir o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba de maio deste ano até maio de 2020. Ela recebeu 11.289 votos dos 11.625 trabalhadores da categoria que exerceram seu direito de voto, o que corresponde a 97,11% dos votos válidos.

Votos em branco somaram 296 (2,55% dos votos válidos). Apenas 40 trabalhadores (0,34% do total) anularam o voto. A eleição começou na madrugada de quarta-feira (15) e terminou às 18h desta sexta-feira (17).

Os votos foram colhidos em cerca de 300 empresas do setor metalúrgico onde havia trabalhadores da categoria aptos a votar nestas eleições sindicais.

A apuração aconteceu no auditório aberto do Sindicato dos Metalúrgicos a partir das 19h e durou cerca de duas horas.

Integrantes

A Chapa 1 é formada por 27 integrantes, distribuídos entre Direção Executiva, Conselho da Direção, Conselho Fiscal e suplentes.

O presidente eleito, Leandro Soares, é metalúrgico da ZF do Brasil Planta 2 e atualmente exerce o cargo de secretário-geral do SMetal.

A posse da nova direção está prevista para a segunda quinzena de maio deste ano.

Dos 15.180 metalúrgicos com direito a voto, 11.625 compareceram às urnas.

Confira quem são os metalúrgicos eleitos no segundo turno:

Direção Executiva

1.      Presidente: Leandro Cândido Soares
2.      Vice-presidente: Valdeci Henrique da Silva
3.      Secretário Geral: Sílvio Luiz Ferreira da Silva
4.      Secretário de Administração e Finanças: Tiago Almeida do Nascimento
5.      Secretário de Organização: Izídio de Brito Correia
6.      Diretor Executivo: Francisco Lucrécio Junior Saldanha
7.      Diretor Executivo: Antonio Welber Filho

Conselho da Direção Executiva

1.      Abraão de Lima
2.      Ademilson Terto da Silva
3.      Alessandro Marcelo Nunes
4.      Alessandro Pereira Oliveira
5.      Anderson Teixeira dos Anjos
6.      Clériston Cristovão Albino dos Santos
7.      Cristiano Jacob Barrio
8.      Francisco de Assis da Silva
9.      Geraldo Bertolazo
10.   Luiz Otávio Ferreira
11.   Marcelo Rodrigues
12.   Priscila dos Passos Silva
13.   Sérgio Henrique de Oliveira Soares
14.   Valdecir Nunes da Silva

Conselho Fiscal

Titulares

1.      João de Moraes Farani
2.      Joel Américo de Oliveira
3.      Nelson Aparecido Navarro

Suplentes

1. Ideval Aparecido de Souza
2. João José Martins da Silva
3. José Roberto Tarasca

Apoio e desafios

Para o atual presidente do SMetal, Ademilson Terto da Silva, o resultado da eleição é fruto da atuação consistente da entidade. Ele parabenizou o presidente eleito e se comprometeu com a continuidade da luta. “É uma honra passar o bastão para o Leandro, com a certeza de que ele vai levar nosso importante legado de lutas e conquistas”.

O presidente eleito, Leandro Soares, sabe dos desafios que tem pela frente. “Estamos feliz com o resultado e vamos continuar na luta em defesa do trabalhador. Especialmente esse ano, com os ataques aos direitos trabalhistas, os trabalhadores têm parado para nos ouvir e, também, o sindicato voltou para o lugar de origem: a porta da fábrica”.

Primeiro turno

Os 27 integrantes da Direção eleita em segundo turno foram eleitos antes, em fevereiro, no 1º turno, para compor os Comitês Sindicais de Empresa (CSE).

No primeiro foram eleitos 103 metalúrgicos para atuar nos comitês em 39 empresas e também junto aos aposentados da categoria.

Também no primeiro turno, os candidatos a membros de comitês afinados com as propostas da direção sindical, chamaram-se Chapa 1. Esse conjunto de dirigentes eleitos é que escolheu os candidatos ao segundo turno das eleições, para pôr em prática as propostas divulgadas aos trabalhadores desde fevereiro.

Todos os dirigentes eleitos em primeiro turno vão compor a Direção Plena do SMetal, que se reúne periodicamente para debater os problemas da categoria e da classe trabalhadora e propor sugestões de melhorias.

Propostas

A Chapa 1 apresentou 10 propostas durante o pleito, nas quais reafirma a luta em defesa dos direitos e dos empregos, bem como a atuação do Sindicato Cidadão, na fábrica e na sociedade. Confira na íntegra as propostas:

1.      Reafirmar o compromisso com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e com as instâncias (FEM/SP e CNM/CUT)
2.      Defender uma política industrial regional, voltada à manutenção e geração de empregos;
3.      Qualificar a Organização no Local de Trabalho (OLT) para que ela contribua com o Sindicato no combate ao assédio moral e na preservação da saúde do trabalhador;
4.      Combater a rotatividade nas empresas, a terceirização e a precarização do trabalho, ampliados pelo projeto de reforma trabalhista do atual governo federal;
5.      Proteger o direito à aposentadoria digna e combater a reforma da Previdência;
6.      Elaborar um plano de Políticas Sociais, que atue em defesa da diversidade sexual, da igualdade de gênero, no combate ao racismo e na inclusão de deficientes;
7.      Unir a categoria por melhor remuneração, fortalecendo a campanha salarial e as lutas por planos de cargos e salários eficazes;
8.      Elaborar políticas de valorização da Juventude, promovendo integração dos jovens no mercado de trabalho, na formação educacional, profissional e no desenvolvimento cultural e intelectual;
9.      Ampliar as ações do Sindicato Cidadão para maior interação com a sociedade nas questões políticas, sociais e de sustentabilidade; e disputando espaços de decisão para dar voz ao trabalhador;
10.  Oferecer opções de lazer, cultura, formação e qualificação para os trabalhadores, assim como acesso à informação de credibilidade através das ferramentas de comunicação do Sindicato.

(Fonte: Assessoria de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)