MENU

Sorocaba (SP): Chapa 1 é eleita com mais de 96% dos votos

Publicado: 24 Março, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Chapa 1 recebeu 96,38% dos votos Chapa 1 recebeu 96,38% dos votos
Mais de 14 mil eleitores foram às urnas entre os dias 19 e 21 de março

A Chapa 1, liderada pelo atual presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Ademilson Terto da Silva, foi eleita na sexta-feira (21) para dirigir a entidade de classe pelos próximos três anos. A chapa recebeu 96,38% dos votos dos metalúrgicos sindicalizados da região que foram às urnas nos últimos três dias.

Mesmo com chapa única, sem oposição, neste segundo turno das eleições, 14.601 eleitores, de um total de 19.571 com direito a voto, foram às urnas dias 19, 20 e 21, quando ocorreu a votação em 366 fábricas e na sede do Sindicato em Sorocaba.

Do total de votos apurados, 14.073 (96,38%) foram dedicados à Chapa 1, enquanto 408 (2,79%) votaram em branco e 120 (0,82%) votaram nulo.

Mesmo considerando os eleitores que não foram às urnas, muitos devido a férias, folga ou afastamento por doença, a Chapa 1 obteve 70,17% de votos de todo o colégio eleitoral da categoria na região.

Além de Terto, reeleito presidente, a Chapa 1 conta com outros 26 integrantes, que vão formar a Diretoria Executiva, o Conselho da Direção e o Conselho Fiscal da entidade (veja os nomes abaixo).

No primeiro turno das eleições, em fevereiro, os metalúrgicos já haviam escolhido 133 representantes sindicais dentro das fábricas e entre os aposentados da categoria. Esses representantes são chamados de membros de Comitês Sindicais de Empresa (CSE). Os 27 membros da chapa que concorreram no segundo turno foram escolhidos entre os eleitos em fevereiro.

O total de eleitos nos dois turnos forma a Diretoria Plena do Sindicato, que se reúne periodicamente para debater os rumos da condução do Sindicato. A posse dos eleitos será no dia 24 de maio.

Compromissos da direção
Após a eleição, Terto reafirmou todos os compromissos assumidos com os metalúrgicos durante a campanha eleitoral. De acordo com ele, a valorização salarial, o combate a acidentes e doenças ocupacionais, as ações sindicais contra o assédio moral, a criação de políticas específicas para trabalhadores de pequenas empresas e a luta contra a precarização do trabalho são algumas das prioridades da nova diretoria nas fábricas.

“A redução da jornada de trabalho sem redução de salários e a promoção de políticas de valorização de jovens e mulheres da categoria metalúrgica também estão entre as metas de atuação sindical nas fábricas”, afirmou o dirigente.

A diretoria liderada por Terto também deverá apoiar as lutas dos aposentados metalúrgicos, fortalecer a organização no local de trabalho e envolver os trabalhadores nos debates e ações sindicais e sociais promovidas pela entidade.

Como contribuição da categoria para a sociedade, a chapa eleita se compromete a intensificar ações voltadas à melhoria da qualidade de vida do trabalhador. “Vamos manter as ações do Sindicato Cidadão, que inclui os debates sobre saúde, educação, habitação e desenvolvimento social e econômico. Essa política de atuação prevê ainda a luta contra todas as formas de preconceito; significa também representar a categoria nos debates socioeconômicos e incentivar atividades culturais e socioeducativas”, explica o presidente reeleito.

A apuração dos votos, na noite da sexta-feira, foi acompanhada pelo presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM), Valmir Marques, Biro-Biro. Confira os eleitos.

Direção Executiva
1. Presidente: Ademilson Terto da Silva - Fábrica: Schaeffler
2. Vice-presidente: Tiago A. do Nascimento - Fábrica: Bardella
3. Secretário Geral: Leandro C. Soares - Fábrica: ZF Lemforder
4. Secretário de Adm. e Finanças: Alex Sandro Fogaça Camargo - Fábrica: Satúrnia
5. Secretário de Organização: João de Moraes Farani - Fábrica: Metalvic
6. Diretor Executivo: Joel A. de Oliveira - Fábrica: Johnson Controls
7. Diretor Executivo: Sílvio Luiz F. da Silva - Fábrica: Apex Tool

Conselho da Direção Executiva
1. Adilson Faustino - Fábrica: Apex Tool
2. Antônio Carlos Martins da Cunha - Fábrica: Metalur
3. Clériston Cristovão Albino dos Santos - Fábrica: ZF do Brasil
4. Clodoaldo Lisboa - Fábrica: Gerdau Sorocaba
5. Everaldo Garrido - Fábrica: Prysmian Draka
6. Everton da Silva Souza - Fábrica: Johnson Controls
7. José Roberto Tarasca - Fábrica: Prysmian Energia
8. Kátia Silva Lucas - Fábrica: Flextronics
9. Kelly Carmo da Silva - Fábrica: Schaeffler
10. Márcio José Leite de Oliveira - Fábrica: VMX, Piedade
11. Marcos Roberto Coelho - Fábrica: ZF Lemforder
12. Sandro Prado - Fábrica: Edscha
13. Sérgio Luis João - Fábrica: Tecno Pries
14. Valdeci Henrique da Silva - Fábrica: Schaeffler

Conselho Fiscal
Titulares
1. Clodoaldo Aparecido Garrote - Fábrica: Prysmian
2. Fernando Rodrigues Nunes - Fábrica: Wobben
3. Joselito Mansinho da Silva - Fábrica: ZF do Brasil
Suplentes
1. Francisco Lucrécio Junior Saldanha - Fábrica: Metso Fundição
2. Nelson Aparecido Navarro - Fábrica: Moto Peças
3. Edison Donizete Marciano - Fábrica: Muller, Iperó

(Fonte: imprensa – STIM Sorocaba)