MENU

Sorocaba (SP): Greve na Apex Tool completa uma semana e CEO cancela visita

Publicado: 10 Abril, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Foguinho/Imprensa SMetal
Sindicato produziu faixas em inglês para denunciar situação dos trabalhadoresSindicato produziu faixas em inglês para denunciar situação dos trabalhadores
Sindicato produziu faixas em inglês para denunciar situação dos trabalhadores

A greve dos trabalhadores na Apex Tool, em Sorocaba (SP), completa uma semana nesta segunda-feira (10), e a visita de executivos da empresa, programa para esta segunda, foi cancelada.

De acordo com informações obtidas pelos dirigentes sindicais da empresa, o CEO (chefe executivo) do Grupo, James Roberts, viria até o local com o objetivo de verificar os resultados da fábrica. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SP) preparou faixas em inglês para denunciar a falta de diálogo com os trabalhadores.

Até o momento, a gerência local da fábrica não aceitou negociar as reivindicações dos metalúrgicos e entrou com o dissídio coletivo. Por isso, uma audiência de conciliação está agendada para esta terça-feira (11), às 15h, no TRT 15, em Campinas.

Motivos da greve
No final da semana passada a empresa trocou arbitrariamente o plano de saúde que atendia os trabalhadores. O convênio então vigente havia sido negociado entre representantes dos trabalhadores, da Apex, da empresa de saúde e da corretora. Já a ruptura do contrato vigente e a troca por outro foi uma decisão unilateral da gerência local da empresa.

Além de trocar o convênio sem conversar sobre eventuais prejuízos aos trabalhadores, a empresa comunicou que não vai cumprir este ano a grade salarial (plano de salários) firmada em acordo anteriormente.

Já o vale-compras, que deveria ter tido seu valor corrigido em setembro do ano passado, continua congelado.

A melhoria na qualidade do transporte é outra reivindicação que o Sindicato vem tentando negociar com a empresa faz meses.

(Fonte: Assessoria de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)