MENU

Sorocaba (SP): Justiça manda Apex negociar e trabalhadores suspendem greve

Publicado: 12 Abril, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Foguinho/Imprensa SMetal
- -
Ferreira: "A greve está suspensa, mas não está terminada"

Em audiência de conciliação nesta terça-feira (11), o desembargador Gerson Lacerda Pistori, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT - 15ª Região), em conjunto com o procurador do Ministério Público do Trabalho, Dimas Moreira da Silva, orientou a Apex Tool a negociar com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba a pauta de reivindicações com os trabalhadores. Como contrapartida, os trabalhadores deveriam aceitar suspender a greve por 15 dias.

Na manhã desta quarta-feira (12), o Sindicato colocou a proposta do desembargador em votação durante assembleia, que aprovou a suspensão da greve, que já entrava no seu décimo dia. Após a decisão, por volta das 9h, os funcionários entraram imediatamente para o trabalho.

Após a assembleia, aconteceu uma reunião entre a empresa e Sindicato, na qual foi construída uma agenda de negociação da pauta apresentada pelos trabalhadores. De acordo com Silvio Ferreira, diretor executivo do Sindicato e membro do Comitê Sindical de Empresa na Apex, serão quatro encontros, programados para os dias 18, 20, 24 e 25 de abril.

"A proposta do TRT é clara. A greve está suspensa. Não está terminada. Temos essa agenda, com quatro datas agora em abril, para chegarmos a um acordo que garanta os direitos dos trabalhadores. Caso contrário, a paralisação poderá ser retomada", ressaltou Ferreira, que também é secretário de Juventude da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT.

Os metalúrgicos da fabricante de ferramentas em Sorocaba reivindicam negociar o plano de saúde, trocado recentemente de forma arbitrária pela empresa; a qualidade do transporte dos funcionários; o plano de cargos e salários que a Apex não quer cumprir este ano; e a correção do vale-compras, que não foi reajustado em 2016.

Caso haja acordo entre as partes no prazo de 15 dias, o TRT deverá ser comunicado. Caso contrário, a greve poderá ser retomada e o Tribunal poderá julgar o caso.

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)