MENU

Sorocaba (SP): Marcia Tiburi faz palestra aberta e gratuita no sindicato

Publicado: 02 Abril, 2018 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A filósofa e escritora Marcia Tiburi, que apresentou o programa Saia Justa, do canal GNT, estará em Sorocaba no próximo dia 10 para lançar o livro “Feminismo em comum”, pelo Ciclo de Formação do SMetal.

Ela é autora também do livro que fez sucesso nas vendas “Como conversar com um fascista” (Record). Durante a palestra, além de abordar o patriarcado, um sistema profundamente enraizado na cultura e nas instituições brasileiras, Marcia provocará o público a repensar as estruturas da sociedade para um processo efetivamente democrático.

A obra “Feminismo em comum: para todas, todes e todos” será vendida a R$ 19,90 e haverá sessão de autógrafos.

Graduada em filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Marcia Tiburi também se formou em artes plásticas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ela é mestre e doutora em Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea. Seus principais temas são ética, estética, filosofia do conhecimento e feminismo.

Conforme o secretário de administração e finanças do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento, serão sorteados 10 livros entre os inscritos que estiverem presentes. “Quem puder contribuir poderá trazer um quilo de alimento não-perecível para o Banco de Alimentos de Sorocaba, que repassará para as entidades cadastradas”, informa.

No dia 22 de fevereiro, o jornalista especializado em direitos humanos, Leonardo Sakamoto, fez palestra no Sindicato pelo Ciclo de Formação, que promove atividades gratuitas abertas ao público.

Um dos eventos do Ciclo de Formação do ano passado, foi o "Rumos do país", que trouxe o professor da USP Ruy Fausto, o dirigente do MST Gilmar Mauro e o líder do movimento urbano por moradia Guilherme Boulos.

Para participar da palestra de Marcia Tiburi, é obrigatória a inscrição pelo e-mail [email protected], com nome completo, RG e telefone. Haverá certificado de participação para quem informar a necessidade.

O SMetal fica na rua Julio Hanser, 140, Lageado, próximo da rodoviária.

Exposição
No mesmo dia, haverá a inauguração da exposição fotográfica "Para que um novo tempo amanheça", do fotógrafo sorocabano Tiago Macambira, que atua para Jornalistas Livres e Mídia Ninja. Geógrafo pela Unicamp, Macambira é autor do livro de fotografias "Palimpsesto" e pesquisador da geopolítica internacional, além de autor do artigo "O Golpe Transnacional - 2016".

Em maio de 2017, a editoria Perseu Abramo publicou o livro "Resistência e Contestação: a sociedade brasileira e a comunidade internacional contra o golpe de 2016" com fotos do fotógrafo sorocabano.

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)