MENU

Sorocaba (SP): metalúrgicos na Apex Tool conquistam avanços após greve

Publicado: 04 Maio, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Foguinho/Imprensa SMetal
- -
 Assembleia aconteceu nesta quinta-feira (4)

Após 30 dias de negociação, com dois momentos de greve, os metalúrgicos na Apex Tool conquistaram avanços nos direitos trabalhistas.
Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (4), os trabalhadores aprovaram um conjunto de propostas, que inclui valor máximo de desconto do plano médico; aumento de aproximadamente 20% do vale alimentação; retomada do Plano de Cargos e Salários; melhorias no transporte; entre outras conquistas.

Essas propostas foram construídas em audiência realizada na tarde de quarta-feira (3), no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, com a presença da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SP).

“As propostas tiveram 100% de aprovação dos trabalhadores. Foi um avanço nas garantias, graças à união e mobilização dos metalúrgicos da fábrica”, afirmou o diretor-executivo do Sindicato e membro do Comitê Sindical de Empresa (CSE) na Apex, Silvio Ferreira.

Avanços da negociação
Confira o resumo do acordo da audiência, presidida pelo desembargador Edmundo Fraga Lopes e pela procuradora Ivana Paula Cardoso:

. Foi acordado um valor máximo de desconto para o Plano de Saúde. Será criado um grupo de gestão entre o Comitê de Saúde e o Comitê Sindical de Empresa (CSE) para acompanhar a transição do plano;

. Aumento de aproximadamente 20% no Vale Alimentação retroativo a janeiro deste ano, com pagamento a partir deste mês de maio;

. Retomada de Plano de Cargos e Salários, sendo que 144 trabalhadores já terão aumento de salário a partir deste mês;

. Melhorias no transporte fretado dos trabalhadores;

. Estabilidade de 90 dias para todos os metalúrgicos da empresa;

. Em relação aos 10 dias parados, seis dias serão compensados até o dia 31 de dezembro deste ano; quatro dias serão descontados em meses que tiver dia 31 e dois dias serão abonados.

(Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)