MENU

Sorocaba (SP): metalúrgicos na Apex Tool entram em greve por troca de convênio médico

Publicado: 03 Abril, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Foguinho/Imprensa SMetal
--
Trabalhadores estão em greve por tempo indeterminado 

Os metalúrgicos na Apex Tool, fabricante de ferramentas em Sorocaba (SP), entraram em greve na manhã desta segunda-feira (3) para reivindicar um acordo sobre convênio médico, grade salarial, qualidade do transporte e correção do vale-compras dos funcionários.

Das às 7h às 9h dezenas de trabalhadores permaneceram parados em frente à fábrica para tentar forçar a empresa a se manifestar. Após esse horário, os funcionários foram embora. Mas representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba permaneceram no local na expectativa de serem chamados para negociar.

O convênio médico atual, da Amil, atende os trabalhadores há cerca de cinco anos. Antes de ser implantado, o plano de saúde foi debatido pelas quatro partes envolvidas, operadora, corretora, Apex Tool e representantes dos trabalhadores.

"Agora a empresa anunciou a troca de forma arbitrária, unilateral", afirmou Silvio Ferreira, Diretor Executivo do Sindicato e membro de Comitê Sindical de Empresa (CSE) na Apex.

Postura arbitrária
Mesmo com reunião marcada com o Sindicato para discutir a situação do convênio para esta segunda-feira (3), a direção da Apex reuniu os funcionários no grêmio da empresa na última sexta-feira (31) para comunicar que estava trocando o convênio pela Intermédica/Notre Dame.

"Não se trata de julgar qual empresa é melhor ou não. O que causou indignação foi a arbitrariedade da empresa, que fez a troca de convênios sem negociar com os trabalhadores e sem garantir que não haverá prejuízos para os funcionários", explicou Ferreira. 

Grade salarial

Além de rediscutir a troca de convênio, os representantes dos trabalhadores querem que uma política interna de salários (grade salarial), negociada anteriormente, seja cumprida. "Também de forma arbitrária a empresa comunicou que não vai cumprir a grade salarial em 2017", falou o diretor do Sindicato.

Outro item da pauta, o vale compras mensal, não teve seu valor reajustado pela Apex na data-base da categoria, em setembro, como costuma acontecer.

Quanto à melhoria na qualidade no transporte, o Sindicato afirma que essa pauta é antiga e a empresa não avança nas negociações.

Indignação

"Já estávamos com essa pauta de reivindicações pendente faz tempo. Mas a postura arbitrária da empresa na troca de convênio aumentou a indignação interna. Agora queremos solução para todos os problemas e pautas dos trabalhadores que a Apex estava guardando na gaveta", contou Silvio.

O dirigente afirma que o Sindicato continua aberto ao diálogo, mas que a greve é por tempo indeterminado, visto que a empresa até agora não se prontificou a abrir negociações.

A Apex Tools (antiga Cooper Tools) está instalada na zona industrial de Sorocaba e conta atualmente com 450 trabalhadores.

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)