MENU

Sorocaba (SP): metalúrgicos na Metalvic fazem protesto pedindo melhorias

Publicado: 17 Agosto, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Paralisação dos trabalhadores durou duas horasParalisação dos trabalhadores durou duas horas
Paralisação dos trabalhadores durou duas horas

Os trabalhadores no grupo Metalvic, em São Roque, fizeram um protesto de duas horas na manhã desta quarta-feira (17) pedindo melhorias no transporte, convênio médico, entre outras reinvindicações.

Segundo o diretor-executivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, João Farani, o total de vagas disponíveis no transporte da empresa não atende ao número de trabalhadores. "Muitos funcionários vão e voltam do local de trabalho em pé no ônibus, pois o número de pessoas excede ao número de acentos", explicou.

Além disso, após a mudança de convênio médico - do Santa Casa Saúde para Unimed - trabalhadores tiveram um aumento expressivo no valor do benefício, que achega até 200%, de acordo com o número de integrantes na família.

Durante a paralisação em frente à fábrica, foi denunciado ainda que a empresa está adotando um banco de horas irregular, no qual os trabalhadores só têm conhecimento da escala em cima da hora.

O Sindicato, junto com trabalhadores, estipulou que a empresa tem até o dia 24 de agosto para tomar providência sobre as denúncias. "Caso nada seja feito, haverá paralisação por tempo indeterminado", afirma Farani.


Campanha Salarial
Durante o protesto, os trabalhadores debateram também pontos da Campanha Salarial de 2016. A data-base da categoria é 1º de setembro e a Metalvic pertence ao Grupo de Fundição, que já iniciaram as rodadas de negociação.

"A campanha salarial será difícil este ano. Os patrões já falam em congelamento dos salários e retirada de diretos, mas não vamos pagar o pato. Queremos um reajuste salarial digno à categoria e uma convenção coletiva que respeite o trabalhador", garante o diretor do Sindicato.

(Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)