MENU

Sorocaba (SP): metalúrgicos na Vossloh e Hurt-Infer protestam por acordo salarial

Publicado: 19 Outubro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Vagner Santos / Imprensa SMetal
Assembleia na Hurther InferAssembleia na Hurther Infer
Assembleia com os trabalhadores na Hurther Infer

Sem avanço na proposta de reajuste salarial no Grupo 8, os trabalhadores das metalúrgicas Vossloh Cogifer (antiga Barros Monteiro) e Hurt-Infer, ambas de Sorocaba (SP), realizaram um protesto de duas horas nesta quarta-feira (19) em repúdio à falta de diálogo da empresa nas negociações da Campanha Salarial deste ano.

Na manifestação foi aprovado que, caso as empresas não apresentem uma proposta aceitável até às 17h desta sexta-feira (21), os metalúrgicos podem iniciar greve na próxima segunda-feira (24).

A bancada patronal do grupo 8, na qual pertencem as duas fábricas, até o momento não apresentou nenhuma proposta que chegassem à reposição da inflação acumulada em 12 meses, que foi de 9,62%.

Na primeira proposta, o G8 ofereceu o reajuste de 5%, em seguida aumentou para 6%. Nas negociações seguintes o grupo manteve os 6%, a partir de 1º de setembro e 2,5% para fevereiro. No entanto, na última negociação, o grupo retirou os 2,5%, deixando apenas a proposta única de 6%.

"Tanto a Hurt-infer, quanto a Vossloh, estão seguindo as diretrizes da bancada patronal, de apenas 6%, e com isso elas não abrem diálogo com os trabalhadores", disse o diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, João Farani.

Campanha Salarial
A data-base da categoria é 1º de setembro, e desde então o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba tem intensificado o diálogo e as mobilizações nas empresas com o objetivo de conquistar bons acordos para a categoria. Até o momento, os trabalhadores dos grupos 2 (máquinas e eletrônicos) e Estamparia aprovaram as propostas da campanha salarial deste ano.

(Fonte: Assessoria de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)