MENU

Sorocaba (SP): metalúrgicos vão eleger 40 Comitês Sindicais de Empresa na região

Publicado: 27 Janeiro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O modelo de representação adotado pelos metalúrgicos de Sorocaba em 2002 prevê eleições sindicais em dois turnos. O objetivo é eleger os representantes sindicais primeiramente nos locais de trabalho, aproximando o Sindicato de suas bases, para, na sequência, em votação no segundo turno, todos os associados definirem quem serão os dirigentes que vão conduzir o dia-a-dia da entidade. .

No primeiro turno, que vai acontecer dias 8, 9 e 10 de fevereiro, apenas os sindicalizados das fábricas onde há candidatos aos Comitês Sindicais de Empresa (CSE) irão votar. Os candidatos que se identificam com as mesmas diretrizes e propostas formam chapas para concorrer à eleição.

Nas eleições deste ano foram formadas chapas em 39 empresas e também entre os metalúrgicos aposentados. Em todas as 40 chapas,  os candidatos são afinados com as realizações, compromissos e bandeiras de luta da direção atual. Por isso são denominadas Chapa 1.

O prazo para inscrição de chapas para o primeiro turno foi do dia 16 a 25 de janeiro, conforme definido em assembleia eleitoral (leia nesta página).

Segundo turno em março
Após o primeiro turno, os candidatos eleitos formam uma ou mais chapas para concorrer ao segundo turno e preencher os cargos da Diretoria Executiva, Conselho da Diretoria e Conselho Fiscal (titulares e suplentes).

No segundo turno todos os metalúrgicos sindicalizados, de todas as fábricas da região, votam para definir, legitimar e fortalecer a Diretoria.

O segundo turno das eleições será dias 15, 16 e 17 de março.

Os eleitos em primeiro turno passam a fazer parte automaticamente da Diretoria Plena do SMetal, que se reúne periodicamente para debater os problemas dos trabalhadores e sugerir ações sindicais. Os eleitos em segundo turno integram as funções executivas, fiscais e de aconselhamento da direção sindical.

Quem tem direito a voto?
Pelo estatuto, tanto no primeiro quanto no segundo turno, terão direito a voto todos os metalúrgicos associados ao Sindicato há, no mínimo, três meses antes do edital que convocou a assembleia eleitoral, publicado no início de janeiro no jornal Cruzeiro do Sul e na Folha Metalúrgica. Os sócios remidos (aposentados) também têm direito a voto, contanto que tenham renovado seu cadastro junto ao Sindicato em 2016.

A diferença é que no primeiro turno somente os associados nas fábricas com candidatos a CSE votam. No segundo turno, todos os sindicalizados da categoria votam, respeitando as normas do estatuto da entidade. 

(Fonte: Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)