MENU

Sorocaba (SP): trabalhadores na Bardella aprovam acordo e encerram greve na Bardella

Publicado: 08 Janeiro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Imprensa SMetal
--
Trabalhadores pararam a produção nesta quarta-feira por falta de pagamento do 13º

Em assembleia nesta quinta-feira (7), os trabalhadores da Bardella, em Sorocaba (SP), aprovaram proposta de pagamento da segunda parcela do 13º salário e FGTS atrasados e encerraram a greve iniciada na quarta-feira (6).

Intermediado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, o acordo prevê que as dívidas deverão ser pagas pela empresa até o final do mês fevereiro de 2016.

As manifestações tiveram início no dia 23 de dezembro, com a realização de um protesto em frente à fábrica de Sorocaba. Os trabalhadores da base da empresa de Guarulhos também realizaram protesto na manhã desta quinta-feira para pressionar os patrões.

A Bardella em Sorocaba emprega 600 trabalhadores e fabrica equipamentos para produção de energia, como petróleo e gás, e para mineração.

Acordo de leniência
Segundo o vice-presidente do Sindicato, Tiago Almeida do Nascimentos, durante a negociação, a empresa afirmou que o bloqueio das contas de grandes empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato tem afetado diretamente no pagamentos dos trabalhadores. "Eles afirmam que Odebretch, por exemplo, não pagou a Bardella, o que acarretou na falta de pagamento de seus funcionários", contou.

Para ele, a medida provisória que permite acordos de leniência entre empresas envolvidas em escândalos de corrupção pode ajudar a rever casos como o da Bardella e acelerar o desenvolvimento do país em 2016. "A Lava Jato é importante para o Brasil porque combate a corrupção, porém a forma como ela foi colocada, sem pensar no bem do país e bloqueando tudo, causou demissões e desemprego", afirmou. "A partir do acordo de leniência, são mantidas as investigações, mas você destrava as empresas e possibilita que elas voltem a participar de licitações e obras que foram paradas", completou o vice-presidente da entidade.

(Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)