MENU

SUR e CSE da Ford se reúnem para debater conjuntura política do país

Publicado: 20 Novembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CNM/CUT
SUR E CSE da Ford se reúnem para debater conjuntura política do paísSUR E CSE da Ford se reúnem para debater conjuntura política do país
Dirigentes SUR E CSE da Ford se reuniram na sede da CNM/CUT

O Sistema Único de Representação (SUR) e o Comitê Sindical de Trabalhadores na Ford (CSE) se reuniram nas últimas terça e quarta-feiras (18 e 19) com o objetivo de ampliar o debate sobre a política brasileira para além da fábrica e planejar suas ações para o próximo período. Este é o primeiro encontro do grupo fora da fábrica e foi realizado na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT).

Os metalúrgicos discutiram medidas e propostas para aumentar a participação dos trabalhadores no âmbito político, econômico e social no Brasil. Segundo o presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, que integra do CSE da empresa, uma das principais propostas elaboradas pelos dirigentes é dialogar com a juventude. “É preciso discutir a pauta da juventude junto com a dos trabalhadores. É preciso colocar em prática ações que potencializam a atuação dos jovens brasileiros na política e na sociedade", disse.

Ainda de acordo com o presidente, o SUR e o CSE são instrumentos essenciais para o exercício do direito de organização dos trabalhadores no chão de fábrica. "São os próprios metalúrgicos que definem seus representantes do CSE e do SUR. São ferramentas importantes para colaborar com as negociações entre trabalhadores e empresa", destacou. 

Crédito: CNM/CUT
A partir da esquerdaA partir da esquerda
A partir da esquerda: Braz Marinho, João Cayres e Tarcísio Secolli

Para contribuir com a discussão também estiveram presentes o secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo do Campo, Tarcísio Secolli, e o presidente do Partido dos Trabalhadores de São Bernardo do Campo, Braz Marinho.  Os convidados, que também já foram metalúrgicos, fizeram uma análise de conjuntura política e econômica do país. O secretário geral e de Relações Internacionais da CNM/CUT, João Cayres, e que também integra o SUR, mediou a mesa do debate. 

(Fonte: Assessoria de Imprensa CNM/CUT)