MENU

Tata vai fechar fábrica de Jaguar ou Land Rover, eliminando 5 mil empregos

Publicado: 25 Setembro, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Apesar de ter revelado lançamentos interessantes, como o XF 2010 e a gama XK, além dos bons resultados de vendas do utilitário esportivo de luxo Range Rover, as marcas Jaguar e Land Rover ficaram longe de obter lucro em 2008 - e 2009 parece não ser diferente. Por conta disso, a Tata, que atualmente detém as duas marcas, até acredita que os resultados devem melhorar.  
 
Mas, antes que isso aconteça, serão necessários ajustes drásticos, o que deve incluir o fechamento de uma das três fábricas Jaguar-Land Rover no Reino Unido em 2014, como forma de estancar as perdas. Não foi tomada nenhuma decisão ainda, mas tudo indica que pode ser fechada uma fábrica em Castle Bromwich, que produz a marca Jaguar e emprega 2.000 pessoas, ou uma planta em Solihull, que fabrica modelos Land Rover e tem quase 5.000 funcionários.

A decisão final deve ser tomada ainda no primeiro semestre do próximo ano. Nem tudo, no entanto, são más notícias. Em 2011 a empresa prevê a criação de novos empregos na fábrica Halewood - não diz o número -, para produzir o já confirmado Range Rover LRX.

Fonte: InterpressMotor