MENU

Tata vende 51 mil unidades do carro mais barato do mundo em cinco dias

Publicado: 09 Abril, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O Nano, fabricado pela indiana Tata Motors e considerado o carro mais barato do mundo, já vendeu 51 mil unidades. É o que divulgou a empresa nesta quarta-feira, após cinco dias nas concessionárias do país.

Com preço estimado de cem mil rúpias, ou cerca de US$ 2.000, o Nano superou as expectativas da montadora. Reportagem do jornal indiano "Economic Times" informa que esse volume equivale a praticamente todo o primeiro ano de produção do modelo prevista para o primeiro ano.

"As vendas estão muito boas, apesar de os consumidores não terem tido chance de fazer um test-drive no carro", afirmou um dos vendedores ao jornal.

Para se ter uma ideia do volume de vendas do Nano, a Volkswagen, líder de vendas no mercado brasileiro, licenciou pouco mais de 58 mil veículos em todo o mês de março, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Com tanta procura, as vendas estão restritas a um carro por pessoa, além de não haver opção de escolha de cor.

Batizado como "o carro do povo", o Nano possui um minúsculo motor de 624 centímetros cúbicos de cilindrada, o equivalente à cilindrada de uma moto média.

O automóvel mede três metros de comprimento, possui quatro portas e cinco lugares, mas não conta com acessórios hoje comuns em muitos modelos, como ar-condicionado, rádio, airbag, janela eletrônica e direção hidráulica.

A Tata Motors investiu US$ 350 milhões na fábrica onde os veículos são produzidos desde outubro de 2008. O projeto inicial da empresa era produzir 250 mil unidades por ano. Ainda não há previsão de venda em outros lugares do mundo.

Fonte: Folha de São Paulo