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Tecnologia em autopeças: SKF mostra monitor de rolamento

Publicado: 24 Outubro, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

A SKF lançou equipamento para detectar o fim da vida útil de rolamentos, evitando assim que sejam trocados antes do tempo. O Monitor de Ponta de Eixo foi desenvolvido para uso em caminhões, trailers e outros veículos comerciais.

Lançado na Austrália no começo deste ano, o equipamento já ganhou o primeiro cliente, a Hendrickson, fabricante de trailers. Durante o mês de outubro a SKF está apresentando o aparelho nos Estados Unidos, Europa e no Brasil. Aqui os primeiros monitores chegarão em 2008, importadas da Suécia ou da Alemanha.

O Monitor de Ponta de Eixo é um dispositivo eletrônico colocado no aro da roda. Ele capta e analisa as vibrações dos rolamentos e as compara com dados pré-estabelecidos pela fábrica para cada tipo. Uma luz vermelha acende no sensor quando os sinais emitidos indicarem necessidade da troca dos rolamentos. Donizete Santos, diretor da SKF do Brasil, não tem projeções de vendas do monitor para o mercado nacional, mas acredita que há demanda.

O desenvolvimento do Monitor de Ponta de Eixo faz parte do investimento anual de 1,8% do faturamento mundial da SKF destinado às pesquisas tecnológicas.

Brasil - A SKF investiu R$ 50 milhões nas operações brasileiras nos últimos três anos. Os recursos foram aplicados na ampliação da fábrica em Cajamar, SP, cuja capacidade de produção está no limite, segundo Tom Johnstone, presidente mundial da empresa.

Atualmente estão funcionando dez canais de produção em Cajamar, mas em janeiro uma nova linha de rolamentos de câmbio e embreagem para carros começa a operar. Segundo Santos cada novo canal representa aumento de 20% na produção.

Do total produzido na unidade brasileira, 30% são exportados e o restante fica no País. Mesmo com a desvantagem cambial os volumes para o mercado externo serão mantidos. 'Precisamos pensar a médio e longo prazos.' Essa mesmo filosofia vem da matriz, que perdeu nos primeiros nove meses do ano cerca de US$ 680 milhões de sua lucratividade por conta das mudanças de cotações de moedas em diversos países.

Fonte: Autodata

SKF