MENU

'The Guardian' publica carta de intelectuais e políticos britânicos em apoio a Lula

Documento assinado por integrantes do parlamento inglês denuncia "julgamento midiático" que quer tirar ex-presidente do processo eleitoral.

Publicado: 17 Janeiro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O jornal inglês The Guardian publicou na sessão de "cartas" de sua edição de sexta-feira (13) um manifesto em solidariedade ao ex-presidente Lula. O texto sinaliza que Lula sofre perseguição por parte de membros da força-tarefa da Lava Jato que, após anos de investigação, ainda não conseguiram levantar provas cabais de corrupção envolvendo o ex-presidente. A carta é assinada por intelectuais e políticos do Reino Unido e aponta que o motivo para a caçada a Lula é sua popularidade e condições de ser eleito presidente da República novamente, em 2018. Leia a íntegra:

Crédito: Reprodução/The Guardian
--
 


Em solidariedade ao Lula do Brasil

Após o impeachment antidemocrático de Dilma Rousseff do cargo de Presidente do Brasil (Reportagem, 24 de dezembro), por meio de um processo ilegítimo no qual 62 senadores revogaram o voto de 54 milhões de eleitores, existe uma campanha de difamação sem precedentes contra o ex-presidente Lula. Esse “julgamento midiático” é uma tentativa de evitar que Lula participe do processo eleitoral.

Sendo uma figura altamente popular por consequência das reformas que tiraram milhões da pobreza, Lula é considerado um possível candidato à presidência nas eleições de 2018.

Ao investigar Lula, os promotores não foram capazes de detectar qualquer atividade ilegal. Apesar disso, eles o submeteram a inúmeras restrições e detenções arbitrárias, que levaram à abertura de uma investigação na ONU devido ao receio de que seus direitos tenham sido violados.

Nós, signatários, nos opomos a essa campanha orquestrada contra Lula e nos solidarizamos com aqueles que lutam pela democracia e pelo progresso social no Brasil.

Chris Williamson Labour Friends of Progressive Latin America and former MP
Roger Godsiff MP
Grahame Morris MP
Elaine Smith MSP
Neil Findley MSP
Baroness Jean Corston
Lord Martin O’Neill
Lord David Lea
Len McCluskey General secretary, Unite the Union
Tim Roache General secretary, GMB
Kevin Courtney General secretary, NUT
Manuel Cortes General secretary, TSSA
Mick Whelan General secretary, Aslef
Ronnie Draper General secretary, BFAWU
Roger McKenzie Assistant general secretary, Unison
Owen Tudor Head of European Union and international relations, TUC
John Hendy QC Queen’s Council barrister, Old Square Chambers
Ann Pettifor Economist
Dr Julia Buxton School of Public Policy, Central European University
Dr Francisco Dominguez Head of Latin American studies, Middlesex University
Salma Yaqoob Activist
Matt Willgress Editor, No Coup in Brazil

(Fonte: Jornal GGN)