MENU

Toyota anuncia ampliação da planta em Porto Feliz (SP)

Publicado: 05 Dezembro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Na última terça-feira (29) representantes da Toyota visitaram a sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu para falar sobre a ampliação da planta da montadora japonesa no interior de São Paulo.

A planta de Porto Feliz, que foi a primeira a fabricar motor (Ethios) fora da sede da multinacional no Japão, vai produzir também o motor do Corolla. A ampliação vai custar um investimento de R$600 milhões e vai gerar pelo menos 200 novos postos de trabalho a partir de 2019.

Segundo Dorival Nascimento, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu, a avaliação do sindicato é positiva “Neste momento de crise, a promessa de geração de novos postos de trabalho para a categoria na região é muito importante”.                       

Inovar Auto                      
Programa de inovação e de incentivo ao conteúdo nacional, defendido por trabalhadores, o Inovar Auto tem responsabilidade pela decisão da Toyota em produzir motores pela primeira vez na América Latina, em 2012, e agora na ampliação da planta em Porto Feliz. “O Inovar Auto é uma iniciativa dos metalúrgicos para valorizar a produção do conteúdo nacional e gerar empregos. Depois de muitos debates, estamos colhendo os resultados”, avaliou Dorival.

Além de Porto Feliz, outras cidades disputavam a produção do motor do Corolla, inclusive, no Japão. Dorival destaca a importância da negociação: “É importante ter a disposição para negociar e dialogar com as empresas. Com certeza a relação que temos estabelecida com a Toyota contou para que Porto Feliz fosse a escolhida”, finalizou. 

(Fonte: Federação dos Metalúrgicos da CUT São Paulo)

Itu