MENU

Toyota de Sorocaba (SP) exporta Etios para o Peru

Publicado: 13 Julho, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O compacto Toyota Etios fabricado em Sorocaba (SP) começou a ser exportado para o Peru, que se torna o quarto mercado externo onde o carro é vendido. Segundo informou a montadora, a venda cumpre parte da estratégia de ampliar as exportações das unidades brasileiras para a América Latina. O Etios é produzido no Brasil desde 2012 e os embarques ao exterior foram iniciados para a Argentina em novembro de 2013, depois para o Paraguai e Uruguai, em outubro de 2014.

Nesta terça-feira (12) a Toyota realizou na planta de Sorocaba uma cerimônia para marcar o início do embarque das primeiras unidades do Etios ao Peru. O acordo de exportação firmado agora terá apoio da distribuidora da marca, a Toyota del Peru, e prevê a venda da família completa do modelo, incluindo o Etios hatchback e o sedã, com motorização a gasolina agora também produzida no Brasil, na recém-inaugurada fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP). A Toyota não revela os volumes que pretende embarcar ao país, afirma apenas que será uma “oferta compatível com a demanda”.

A Toyota do Brasil exportou, de janeiro a junho deste ano, 20,9 mil veículos, o que representou crescimento de 16% em relação ao total exportado durante igual período de 2015, com 18 mil. Do volume exportado no primeiro semestre, 11.137 foram Etios, em expansão de 44% sobre os 7.690 embarcados nos primeiros seis meses do ano passado.

Em 2015, a Toyota distribuiu mais de 39 mil veículos a países sul-americanos. Para este ano, a empresa espera exportar 42 mil unidades, aumento de 7%, sendo 26 mil Etios.

(Fonte: Automotive Business)