MENU

Toyota produzirá híbrido Prius no Brasil em 2018, diz jornal japonês

Publicado: 25 Março, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Toyota planeja fabricar o híbrido Prius no Brasil a partir de 2018. A informação foi publicada nesta terça-feira (24) pelo jornal japonês Nikkei.

Segundo a  publicação, a quarta geração do modelo deverá ser produzida no país para livrar a montadora dos atuais impostos de importação, permitindo que o Prius possa ser oferecido a um preço mais baixo. Lançada em 2013 por aqui, a terceira geração custa cerca de R$ 120 mil e emplacou somente 400 unidades desde então.

A reportagem do Nikkei afirma que a Toyota do Brasil negocia diretamente com os governo federal e paulista sobre a possibilidade. Segundo uma fonte da Toyota no Japão, a empresa começará a elaborar planos detalhados sobre a produção do Prius tão logo as conversas sejam concluídas. A ideia, por enquanto, é usar a sede de São Bernardo do Campo (SP) para montar cerca de 1,5 mil veículos por ano por meio de kits importados pré-montados (CKD). Para abrir espaço na fábrica, a empresa pode transferir a produção da Hilux para a Argentina.

Consultada, a Toyota do Brasil reconhece a reportagem da publicação japonesa, mas afirma que nenhuma decisão foi tomada.

O que é híbrido?
Um carro híbrido é aquele que combina dois tipos de energia para sua propulsão -- por exemplo, um automóvel que possui um motor a combustão interna e um elétrico. O princípio básico é fazer com que o motor movido a eletricidade reduza o esforço do motor a combustão, diminuindo os níveis de consumo e de emissões.

O Prius segue este princípio. Ele une um motor 1.8 a gasolina a um motor elétrico, que juntos são capazes de render a força de um propusor tradicional de 2,4 litros. A energia gerada pelos freios é responsável por regarregar a bateria do motor elétrico, dispensando o uso de recarregadores de tomada.

São 98 cv e 14,5 kgfm de torque do motor a combustão e mais 40 cv e 21,1 kgfm do motor elétrico (que, combinados, geram 138 cv e 35,6 kgfm) puxados por um câmbio CVT. O consumo, segundo dados do Inmetro, é de 15,7 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada (gasolina).

Futuro melhor
Embora as condições econômicas atuais sejam um empecilho, a Toyota acredita que a demanda por um modelo híbrido com preço em conta deve crescer no médio e longo prazos, com motoristas mais conscientes e governos impondo normas ambientais mais rigorosas.

Desde o lançamento mundial, em 1997, o Prius virou garoto-propaganda de híbridos e dominou mercados na América do Norte, China e Europa. As vendas globais somaram 428 mil em 2014. A Toyota ainda produz a maioria dos Prius no Japão, mas também tem bases na China e Tailândia.

(Fonte: Uol Carros)