MENU

Toyota reinagura unidade de São Bernardo do Campo (SP)

Publicado: 24 Março, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
Para Rafael, gesto da empresa tem forte significado em tempo de produção em baixaPara Rafael, gesto da empresa tem forte significado em tempo de produção em baixa
Para Rafael, gesto da empresa tem forte significado em tempo de produção em baixa

A Toyota celebrou a revitalização da planta de São Bernardo do Campo (SP) nesta segunda-feira (23). A marca anunciou a adoção do terceiro turno de produção na área de forjaria, além de contratações para o setor e a assinatura de um acordo de relações trabalhistas entre a fábrica e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC que prevê garantia de emprego.

A fabricante de carros japonesa investiu R$ 19 milhões nesta etapa da revitalização da unidade do ABCD. A  transferência da sede administrativa da Toyota de São Paulo para a Região foi realizada por meio de acordo firmado entre a empresa e o sindicato em 2013. “ A Toyota vem crescendo no Brasil, está entre as marcas mais vendidas e por isso solicitamos investimentos também na unidade de São Bernardo. Temos profissionais  para atender a demanda de produção e o espaço fabril poderia abranger mais operações do que estava exercendo”, explicou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.

Atualmente, a empresa produz no município peças forjadas para exportação, como bielas e virabrequins para as unidades da marca nos Estados Unidos, que montam os modelos Corolla e Camry. De acordo com a Toyota, são produzidos atualmente cerca de 3,9 milhões de unidades de bielas e mais 700 mil virabrequins por ano em São Bernardo.

Na contramão do ritmo das montadoras no País, e diante do cenário econômico delicado para o setor, a Toyota anunciou a adoção do  terceiro turno. “A empresa afirmou também que estão abertas contratações imediatas para preencher o terceiro turno”, afirmou o sindicalista. O número de vagas não foi divulgado.

A expectativa da marca é acrescentar 10% à produção de cada componente com a implantação do 3º turno e 14% com o abastecimento de peças para a  a futura planta da Toyota em Porto Feliz (SP). A unidade tem previsão de ser inaugurada no primeiro semestre de 2016, e onde serão fabricados os motores 1.3L e 1.5L do Etios.

Compromisso
Durante a cerimônia desta segunda-feira, a Toyota  assinou um  compromisso com  o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC  de garantia de emprego nesta unidade. “Dessa forma, a Toyota quer fazer valer um de seus principais valores que é a contribuição contínua para o desenvolvimento da economia e da sociedade dos países onde a empresa atua”, afirma Steve St. Angelo presidente da Toyota do Brasil.

“Este acordo vem num ótimo momento para o país, no qual o setor automotivo enfrenta dificuldades e boa parte das montadoras adota mecanismos para evitar as demissões”, disse Marques.

Novo modelo
A entidade sindical dialoga com o governo federal uma tributação especial para a fabricação de carros elétricos e híbridos no País. Isto porque o Novo Regime Automotivo- Inovar Auto incentiva a produção de veículos com eficiência energética, mas não incentiva por meio de menor tributação. “Queremos viabilizar a produção destes modelos de carros no Brasil e para que as empresas se interessem em produzir aqui é necessário algumas contrapartidas do governo também”, afirmou o presidente do  Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

De acordo com Marques, a Toyota estuda produzir o Prius, modelo híbrido (movido por eletricidade e combustível) na unidade do ABCD.

Sobre a unidade
A fábrica de São Bernardo, inaugurada na década de 1960, foi a primeira unidade industrial da Toyota fora do Japão. O primeiro veículo produzido foi o Toyota Bandeirante. Porém,  desde 2001, a montadora não produz veículos nesta planta.  De acordo com o sindicato, a marca emprega cerca de 1.700 trabalhadores no município, sendo 600 postos criados com a revitalização e boa parte ocupada por funcionários de outras unidades que foram transferidos para o ABCD. 

(Fonte: Michelly Cyrillo - Jornal ABCD Maior)
 

ABC