MENU

Trabalhadores da base do Sindmetau (Taubaté e região) aprovam acordos em assembleias online durante pandemia

Acordos buscam preservar a vida dos trabalhadores, bem como os empregos e salários

Publicado: 08 Maio, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Desde que o isolamento social se tornou a medida mais efetiva para conter a propagação do novo coronavírus, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) luta para que os trabalhadores possam manter o distanciamento, resguardando a própria vida e dos companheiros.

Assim, em tempos de pandemia, os metalúrgicos da base do Sindmetau vêm participando de assembleias pela internet e aprovando acordos, construídos entre o Sindicato e as empresas. Esses acordos buscam preservar a vida dos trabalhadores, bem como os empregos e salários.

VW

Os trabalhadores da Volkswagen (VW) foram os primeiros a participar da assembleia via internet, no dia 20 de abril. Na ocasião, 2.179 trabalhadores votaram e foram favoráveis ao acordo, construído após reuniões entre o Comitê Nacional dos Trabalhadores na VW; Sindicatos dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), São Carlos, ABC e Curitiba, e diretores da montadora.

A proposta foi aprovada com 94,6% dos votos registrados. O acordo prevê uma redução de 30% da jornada durante os meses de maio, junho e julho deste ano, com retorno ao trabalho previsto para 18 de maio.

Ford

Na Ford, a assembleia virtual ocorreu no dia 30 de abril. Com 96,6% dos votos, a proposta aprovada estabelece a flexibilização da jornada de trabalho nos próximos três meses, com remuneração mensal de 90% do salário líquido. Durante maio e julho será aplicada a suspensão dos contratos de trabalho. Em junho a jornada será reduzida em 25%.

Mubea

No dia 27 de abril, 97,4% dos funcionários da Mubea votaram a favor da proposta, que prevê a suspensão temporária de contrato de trabalho por um período de até 60 dias. Os trabalhadores entrarão em regime de suspensão de forma rotativa e receberão 100% do salário líquido.

A redução da jornada de trabalho e de salários também integra o acordo e pode ser até 25%, sendo aplicada quando a suspensão de contrato não for possível. Essa redução será por meio de home office ou no trabalho na empresa.

Autocom

Na Autocom, o acordo foi aprovado por 97,7% dos trabalhadores, no dia 28 de abril. Entre os principais itens, a proposta estabelece data-base de 100% da reposição da inflação, conforme o INPC de setembro/2019 a agosto/2020; suspensão temporária de contrato de trabalho por um período de 60 dias; redução de jornada de trabalho e de salários no máximo a 25% e garantia do emprego conforme a MP 936/2020, bem como de todos os benefícios.

Goodyear

A assembleia online da Goodyear também ocorreu no dia 28 de abril, quando 91% dos trabalhadores aprovaram a proposta, que garante o emprego de acordo com a MP 936/2020; sem impactos nas férias e no 13º salário; pagamento da PLR; reposição de 100% da inflação na data-base e garantia de todos os benefícios.

Autometal

No dia 30 de abril, os metalúrgicos da Autometal participaram da assembleia pelo site do Sindmetau. A proposta foi aprovada por 99% dos trabalhadores da empresa. O acordo prevê suspensão temporária de contrato de trabalho por um período de 60 dias e redução de jornada de trabalho e de salários de 25% no máximo, conforme a MP 936/2020. Além da reposição de 100% do INPC na data-base de 2020 e da garantia de todos os benefícios.

Powercoat

Na Powercoat, a proposta foi aprovada com quase 79% de votos favoráveis. O acordo estabelece pontos com a redução de 50% na jornada e salários nos meses de maio, junho e julho, com complementação de 50% da parcela do seguro-desemprego. A empresa também poderá aplicar a suspensão dos contratos de trabalho. A estabilidade no emprego será por um período equivalente ao da redução da jornada ou suspensão de contratos. O retorno ao trabalho está previsto para 18 de maio, com adoção de medidas protetivas para evitar a contaminação pelo coronavírus.

SAS

Na SAS Automotive, a proposta foi aprovada com 96% dos votos favoráveis. O acordo estabelece pontos como o valor e a data de pagamento da primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), além da reposição de 100% da inflação (INPC) na data-base. Nos meses de maio, junho e julho a empresa poderá adotar a redução de jornada. A partir de 1º de junho, a empresa poderá ainda aplicar a suspensão de contratos de trabalho por até 60 dias. Nos dois casos, será mantida a remuneração de 100% do salário líquido dos trabalhadores. A estabilidade no emprego é por um período equivalente ao da redução da jornada ou suspensão de contratos. O retorno ao trabalho está previsto para 18 de maio, com adoção de medidas protetivas para evitar a contaminação pelo coronavírus.

 

*matéria publicada no site da entidade