TER, 30 de jun / 2020

Trabalhadores da Dana aprovam acordo de proteção ao emprego e renda

A suspensão dos contratos foi negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e garantiu melhor remuneração aos metalúrgicos do que prevista na MP 936, além de estabilidade no emprego; acordo teve 98,55% dos votos favoráveis

Com 98,55% dos votos, trabalhadores da Dana aprovaram acordo de suspensão do contrato de trabalho por até 60 dias, com estabilidade no emprego e manutenção dos salários e benefícios. A proposta foi negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), garantindo assim melhor remuneração aos funcionários da empresa do que prevista na MP 936, do governo federal.

Para evitar aglomeração e, assim, os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, a assembleia foi realizada de forma virtual, a partir da plataforma eletrônica desenvolvida pelo SMetal, em parceria com a Pandora Soluções.

A votação ficou disponível por 24 horas, entre os dias 29 e 30 de junho, e contou com a participação de 69 (78,41%) dos 88 trabalhadores que tinham direito a voto. 68 foram favoráveis ao acordo (98,55%) e apenas 1 (1,45%) optou por se abster na assembleia eletrônica. Nenhum funcionário foi contra a proposta.

O diretor executivo do SMetal, Antonio Welber Filho (Bizu), lembra que é a segunda negociação de acordo de suspensão de contrato com a empresa nos critérios do SMetal. A primeira, votada no mês de maio, abrangeu 214 trabalhadores e foi aprovada por 96,83% dos votos.

Ele lembra que o compromisso do Sindicato é o de proteger o emprego, a renda e os direitos dos trabalhadores da categoria, especialmente nesta fase de crise econômica e sanitária que se alastra pelo mundo.

“Na negociação da Dana, por exemplo, conseguimos garantir que os metalúrgicos tivessem 100% do salário líquido ou bem próximo desse valor no período em que seus contratos estiverem suspensos. Assim, eles terão o mínimo de perdas salariais durante a pandemia”, explica.

A metalúrgica Dana fabrica eixos diferenciais e eixos cardan e fica na zona industrial de Sorocaba.

*Matéria publicada no site do Smetal.

Com a Palavra

TER, 07 de jul / 2020

O resgate do setor de ferramentaria

Por José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho Coordenador do Segmento Automotivo da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT)

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

O Metalúrgico

O Metalúrgico - Edição Nº 15/07/2020
15 de jul / 2020

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700