MENU

Trabalhadores da YKK em Sorocaba garantem salários, benefícios e estabilidade em acordo com sindicato

Acordo foi aprovado em assembleia virtual por mais de 90% da categoria e tem vigência de 30 a 90 dias

Publicado: 27 Abril, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Em assembleia virtual realizada entre os dias 25 e 27 de abril e com 96,58% dos votos favoráveis, os trabalhadores da YKK aprovaram acordo negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) como medida para garantia de emprego e renda na crise causada pelo novo coronavírus.

Uma das medidas aprovadas é a suspensão do contrato de trabalho com vigência de 30 dias, prorrogáveis por mais 30, mas os trabalhadores terão os salários e todos benefícios pagos, como prevê a Medida Provisória (MP) nº 936.

Já o acordo de redução de jornada e salário valerá por até 90 dias e os benefícios também foram garantidos. A estabilidade de emprego está garantida pelo período da suspensão ou redução, além do mesmo período após o término do acordo.

Outra medida aprovada na assembleia online foi a troca de feriados, prevista na MP 927/20. O dirigente sindical Francisco Lucrécio Junior Saldanha explica que as medidas foram negociadas para garantir segurança aos trabalhadores e serão aplicadas conforme a demanda da produção.

“Em tempos de crise, como a atual, é preciso negociar saídas que mantenham os empregos dos metalúrgicos e, além disso, estabelecer que os salários sejam suficientes para que as contas sejam pagas e a comida possa ser colocada na mesa”.

Nas negociações, o SMetal tem buscado melhores condições do que as previstas na MP 936, de 2020, levando em consideração a realidade de cada fábrica e garantindo mais benefícios aos trabalhadores.

Dos 312 funcionários da YKK, 292 (93,59%) votaram na assembleia virtual, que teve 282 (96,58%) votos favoráveis, 4 (1,37%) contrários e 6 (2,05%) abstenções.

Assembleia online

Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde para evitar aglomerações, o SMetal e a Pandora Soluções criaram uma ferramenta de assembleia online, com acesso exclusivo dos trabalhadores e trabalhadoras.

A ferramenta de votação online faz uso de conexão segura e criptografada. Ela foi criada para garantir que a empresa nem o Sindicato tenham acesso à escolha do trabalhador, apenas a quantidade de votos favoráveis ou não ao acordo.

 

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba