MENU

Trabalhadores de Taubaté aprovam acordo para preservar empregos e salários na Mubea

Os itens do acordo buscam resguardar a saúde, postos de trabalho e a renda dos funcionários durante a crise de mercado provocada pela pandemia do coronavírus.

Publicado: 28 Abril, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Os trabalhadores e trabalhadoras na Mubea do Brasil, em Taubaté, aprovaram um acordo para preservar empregos e salários na empresa. A proposta foi votada em assembleia virtual realizada pelo site do Sindmetau (Sindicatos dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) nesta segunda-feira (27).

Do total de 153 votos registrados, 97,4% foram favoráveis à proposta. Os itens do acordo buscam resguardar a saúde, postos de trabalho e a renda dos funcionários durante a crise de mercado provocada pela pandemia do coronavírus.

O acordo estabelece que os trabalhadores do setor de operações da Mubea entrem em regime de suspensão temporária dos contratos de trabalho a partir do próximo dia 5 de maio, por um período de até 60 dias, com manutenção de 100% do salário líquido.

A suspensão dos contratos será feita de forma rotativa pela empresa, com parte dos funcionários ficando em casa, enquanto outros grupos trabalham. O acordo prevê ainda que, se necessário, a medida poderá ser aplicada a todos os trabalhadores do setor de operações. O alcance será determinado conforme a evolução do mercado automotivo.

Durante o período que tiverem o contrato suspenso, os trabalhadores receberão mensalmente uma remuneração correspondente a 100% do salário líquido, com uma composição de valores pagos pela empresa e recursos do Governo Federal pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

O acordo prevê ainda a estabilidade por um período igual à duração da suspensão do contrato. Ou seja, se o trabalhador tiver o contrato suspenso por dois meses, terá mais 60 dias de estabilidade.

Outro ponto do acordo é a garantia de benefícios como cartão alimentação, plano médico, plano odontológico e seguro de vida durante a suspensão dos contratos de trabalho.

A Mubea conta com 232 funcionários e produz autopeças para montadoras. O regime de suspensão dos contratos de trabalho é voltado para uma grupo de cerca de 200 trabalhadores do setor de operações.

Os outros funcionários – que ocupam cargos como diretores, gerentes, supervisores, coordenadores, engenheiros e líderes – podem ter a jornada e salários reduzidos em 25% por um período de até 90 dias. Esse grupo terá um complemento de 25% da parcela do seguro-desemprego para recompor a remuneração mensal.

Produção

A Mubea está atualmente com a produção parada. A empresa vem adotando desde março medidas como férias coletivas, antecipação de férias individuais, troca de feriados e banco de horas para deixar os funcionários em casa neste momento de pandemia. Apenas os setores administrativo, de recursos humanos e logística estão atuando com atividade reduzida ou home office.

Fonte: sindmetau