MENU

Trabalhadores em São Bernardo e em Diadema aprovaram os acordos coletivos negociados pelo Sindicato

Para coordenador do sindicato em Diadema, a vitória nos acordos mostra a importância do sindicato: “A real transformação da sociedade partirá da organização e da luta dos trabalhadores”

Publicado: 22 Maio, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Os trabalhadores na Patrizzi e Spraying Systems, em São Bernardo, e na Nakata, em Diadema, aprovaram os acordos coletivos negociados pelo Sindicato para atravessar este momento de crise e de pandemia do novo coronavírus. As votações foram online pelo site dos Metalúrgicos do ABC para evitar aglomerações.

O coordenador de área da Regional Diadema, João Paulo Oliveira dos Santos, reforçou a importância dos acordos.

“Neste momento, o Sindicato e os trabalhadores se preocupam, primeiramente, com a sua saúde e de seus familiares e, em segundo lugar, com os empregos. Daí a importância de acordos que contemplem as duas coisas”, afirmou.

“Porém, é importante que os trabalhadores não deixem de ser propositivos, pois muitos tendem a acreditar em um mundo novo e solidário, como se esse grau de consciência entre os ricos fosse automático. Mas os dados mostram uma possível piora nas condições de trabalho, com mais precariedade e informalidade. A real transformação da sociedade partirá da organização e da luta dos trabalhadores”, defendeu.

O coordenador de área de São Bernardo, Jonas Brito, destacou a importância dos acordos para trazer mais tranquilidade neste momento.

“O acordo na Patrizzi foi muito interessante porque com ele conseguimos evitar a demissão de 25 trabalhadores que já estava programada. Após algumas conversas com a direção da fábrica, conseguimos cancelar essas demissões. Com a estabilidade de 180 dias, o pessoal tem mais tranquilidade neste momento tão difícil que estamos vivendo”.

“Na Spraying Systems também conseguimos evitar possíveis demissões, foi um acordo muito bom e muito bem aceito pelos trabalhadores. Além de assegurar os empregos, também verificamos, em visita à fábrica, que foram tomadas todas as medidas cabíveis de cuidados em relação à higiene e isolamento, necessários para evitar o contágio pelo coronavírus. O Sindicato tem um papel fundamental de olhar pelos trabalhadores.”

*Matéria publicada no site do SMABC