MENU

Trabalhadores em Taubaté aprovam acordo para preservar empregos e salários na VW

Os 3.100 trabalhadores da produção da VW Taubaté estão em casa desde o dia 23 de março, quando foram liberados por meio de banco de horas e férias coletivas. Eles retornarão aos trabalhos no dia 18 de maio

Publicado: 20 Abril, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O acordo para preservar empregos e salários na Volkswagen (VW) Taubaté foi aprovado em assembleia virtual realizada nesta segunda-feira (20). Do total de 2179 votos registrados, 94,6% foram favoráveis. A votação foi realizada pelo site do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região).

Os itens do acordo buscam resguardar a saúde, postos de trabalho e a renda dos trabalhadores e trabalhadoras durante a crise de mercado provocada pelo coronavírus. O acordo estabelece uma redução de 30% da jornada durante os meses de maio, junho e julho deste ano, com retorno ao trabalho previsto para 18 de maio.

Durante esse período de três meses, os trabalhadores receberão mensalmente uma remuneração correspondente a 100% do salário líquido, com uma composição de valores pagos pela empresa e recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

"Aprovamos um acordo superior ao que é oferecido pelos parâmetros da MP 936 do Governo Federal. Um resultado que só foi possível em razão da união e organização dos trabalhadores, trabalhadoras e Sindicatos", aponta o presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião.

O acordo foi construído após reuniões entre o Comitê Nacional dos Trabalhadores na VW; Sindicatos dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), São Carlos, ABC e Curitiba; e diretores da montadora.

O acordo também determina que a primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) seja paga em maio. O valor será correspondente a 42% da PLR de 2019. Os 8% restantes serão pagos em dezembro, juntamente com a segunda parcela.

Os trabalhadores também aprovaram um novo cronograma para o fechamento do banco de horas. Os parâmetros do acordo não terão impacto no cálculo de férias ou 13º salário. Além disso, a proposta prevê a efetivação de alunos do Senai que estão em contrato temporário na fábrica de Taubaté.

Retorno ao trabalho
Para o retorno ao trabalho, no dia 18 de maio, será adotada uma série de ações preventivas para reduzir o risco de contaminação pelo coronavírus. Entre essas medidas estão adaptações na linha de produção, nos refeitórios e no transporte dos trabalhadores. O objetivo é aumentar a distância entre os funcionários e evitar aglomerações.

Além do reforço na higienização e da utilização de equipamentos de proteção, o protocolo incluirá a medição da temperatura corporal dos funcionários. Todas as ações serão detalhadas e apresentadas posteriormente aos trabalhadores por meio de informativos e treinamentos.

Trabalhadores em casa
Os 3.100 trabalhadores da produção da VW Taubaté estão em casa desde o dia 23 de março, quando foram liberados por meio de banco de horas e férias coletivas. A previsão inicial era de que retornassem em 14 de abril.

Mas as precauções com a pandemia de coronavírus motivaram uma primeira ampliação do prazo para 4 de maio. Após análise de mercado da VW, e novas negociações com os Sindicatos Metalúrgicos, ficou estabelecida a proposta de retorno ao trabalho para o dia 18 de maio.