MENU

Metalúrgicos e químicos realizam primeiro encontro da rede sindical da CBC/Taurus

Publicado: 16 Outubro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Encontro de Encontro de
Encontro reuniu trabalhadores dos ramos metalúrgico e químico 

Terminou nesta quinta-feira (16), em Porto Alegre (RS), o primeiro Encontro Nacional da Rede Sindical dos Trabalhadores na CBC/Taurus, que é uma das 11 redes apoiadas pelo projeto Promoção dos Direitos Trabalhistas na América Latina, promovido pela DGB (central sindical alemã), em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Instituto Observatório Sindical, com apoio da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e a Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT). 
Uma das ações do projeto é o apoio à formação e consolidação de redes sindicais.

O encontro em Porto Alegre começou ontem e reuniu representantes das bases metalúrgicas de São Leopoldo e Porto Alegre (RS) e das bases químicas do ABC paulista e de Montenegro (RS).

Na abertura da atividade, o secretário de Política Sindical da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, destacou a troca de experiências e informações entre os trabalhadores. “A rede CBC/Taurus é diferenciada, pois une trabalhadores de categorias distintas, mas com a mesma luta. Este é um espaço que serve justamente para que os metalúrgicos e químicos conheçam a realidade da mesma empresa em diferentes locais”, disse.

O tema de destaque no encontro foi a compra de ações da Forjas Taurus, empresa produtora de armamentos, pela CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos), fabricante de munições). Com a aquisição de ações, em julho deste ano, a CBC passou a ter 27,9% da Forjas Taurus e maior poder de decisão no empreendimento.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre e diretor da CNM/CUT, Lírio Segalla, contou que uma das principais preocupações da rede é a comunicação com a base. "É preciso que os encaminhamentos estejam em sintonia entre metalúrgicos e químicos. O encontro possibilitou novas estratégias de comunicação e articulação da rede para informar o chão de fábrica sobre as novas políticas da empresa. Por isso, propomos a criação de um boletim unificado", contou.

Além disso, os participantes puderam debater as diferenças e semelhanças entre cargos, salários e benefícios oferecidos nas quatro unidades das empresas no país. No encontro, também foi ministrada uma oficina de formação sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) pelo analista do Instituto Observatório Social, Henrique Reis.

No encontro, a técnica da Subseção da CNQ/CUT do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Rosângela Vieira, apresentou um quadro geral da distribuição dos trabalhadores, cargos e salários pelas plantas da CBC/Taurus.

Amanhã, encerrando as atividades, o grupo visitará a planta de Montenegro.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT, com informações do Instituto Observatório Social)