MENU

Trabalhadores na Ford aprovam acordo de adesão ao PPE e demissões são canceladas

Após nove dias de greve, metalúrgicos voltaram a trabalhar na manhã desta sexta-feira (18).

Publicado: 18 Setembro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
- -
Na manhã desta sexta-feira (18), trabalhadores aprovaram a adesão do PPE 

Em assembleia na manhã desta sexta-feira (18), os trabalhadores na Ford aprovaram o acordo de adesão ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), negociado entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a empresa. Com a aprovação, as 203 demissões anunciadas pela montadora estão canceladas e a greve chega ao fim após nove dias de mobilização.

“A disposição de luta, a garra e o apoio esmagador de todos os trabalhadores fizeram a greve dar certo. Isso deu forças para a negociação encontrar caminhos para salvar o que é mais precioso aos trabalhadores, que é o emprego”, afirmou o presidente do Sindicato, Rafael Marques.

O acordo do PPE prevê a redução de jornada de trabalho e de salário em 20% a partir de janeiro, sendo que o Fundo de Amparo ao Trabalhador, o FAT, complementa a metade dessa redução. A duração do acordo será de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis.        

“A maior contribuição da categoria é preservar os empregos para retomar a economia e fazer o Brasil voltar a crescer”, destacou Rafael.

A PLR, o INPC e o abono estão mantidos conforme o acordo. Os trabalhadores que estão em layoff (suspensão temporária do contrato de trabalho) continuarão e, no ano que vem, mais 150 trabalhadores entram em layoff.

É a sétima empresa a aprovar o acordo de adesão ao PPE na base dos Metalúrgicos do ABC. Já estão com os empregos protegidos os companheiros na Rassini, Trefilação União, Mercedes, Volks e Ford, em São Bernardo; Pricol, antiga Melling, e Prensas Schuler, em Diadema. 

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) também esteve presente no processo de greve dos trabalhadores. De acordo com o presidente da entidade e trabalhador na Ford, Paulo Cayres, a unidade dos trabalhadores foi fundamental para a vitória. "Os trabalhadores entenderam que  o PPE é um poderoso instrumento para a manuntenção dos postos de trabalho. O Sindicato está de parabéns por ter propostas, junto com a CNM/CUT, que apontem o melhor para a classe trabalhadora. Esta vitória só foi possível graças ao alto grau de organização no local de trabalho", disse. 

Já para João Cayres, secretário geral da CNM/CUT e e representante do Sistema Único de Representação (SUR) na Ford, a solidariedade internacional também foi importante para a greve dos trabalhadores. "O representante da UAW, o sindicato dos trabalhadores da indústria au­tomotiva dos Estados Unidos, esteve presente em algumas assembleia e desde sempre demonstrou uma parceria com os trabalhadores brasileiros. É uma unidade de luta entre trabalhadores no mundo", afirmou. 

O PPE
O PPE foi anunciado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 6 de julho após quatro anos de luta dos trabalhadores e está em tramitação no Congresso. O objetivo é preservar os empregos durante períodos de retração da atividade econômica e, com isso, contribuir para a recuperação da economia ao manter o vínculo empregatício.

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, com informações da assesoria de imprensa da CNM/CUT)

ABC