MENU

Trabalhadores na John Deere traçam estratégias para reconhecimento da Rede Sindical

Publicado: 18 Abril, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
- -
Encontro aconteceu em Porto Alegre (RS)

Terminou nesta terça-feira (18), o 2º Encontro Nacional dos Trabalhadores na John Deere, em Porto Alegre (RS). Durante os dois dias do evento, que teve início nesta segunda-feira (17), os participantes trocaram informações sobre a atuação da empresa no Brasil, mapearam os principais problemas em cada planta da empresa e as desigualdades praticadas entre as unidades. Além disso, foi criado um documento solicitando a empresa o reconhecimento do trabalho da rede sindical.

Participaram do encontro, dirigentes sindicais do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (GO), de Montenegro (RS) e de Horizontina (RS), cidades onde há fábricas da multinacional.

Presente no evento, o secretário de Organização da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Ubirajra de Freitas, afirmou que a principal demanda do grupo é o reconhecimento da rede por parte da empresa. “A expectativa é de conquistar um acordo nacional com a empresa que estabelece questões como a jornada de trabalho, saúde e segurança e pagamento de vale refeição e alimentação. Mas para isso, sabemos que a empresa precisa reconhecer o trabalho da Rede Sindical”, disse.  “O intuito é aprofundar as questões relevantes para o trabalhador em cada planta da John Deere e desenvolver um mecanismo para unificar as discussões nas negociações”, completou.

Ainda de acordo com Freitas, durante o encontro também foi aprovada a criação de um informativo para comunicar os trabalhadores de todas as plantas sobre a criação da rede sindical da empresa. “O trabalho das Redes Sindicais é importante para não precarização das condições de trabalho. É uma ferramenta de organização sindical que cresce em função da globalização. O trabalho de redes também visa estabelecer um diálogo permanente com a empresa e o boletim irá esclarecer essas questões aos trabalhadores”, informou.

John Deere
A empresa norte-americana é uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas. Hoje, a John Deere possui 160 fábricas em mais de 100 países, sendo cinco plantas no Brasil: em Horizontina (RS), Montenegro (RS), Catalão (GO), Campinas (SP), Uberlândia (MG), além do e escritório regional da América Latina em Indaiatuba (SP). No total, tem aproximadamente quatro mil funcionários no país.

(Fonte: Assessoria de imprensa da CNM/CUT)