MENU

Trabalhadores na Mercedes-Benz se encontram em seminário internacional

A atividade faz parte da programação para comemorar os 30 anos da implantação da Comissão de Fábrica da multinacional no Brasil e conta com a presença de metalúrgicos da Alemanha.

Publicado: 19 Novembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CNM/CUT
Grupo discutiu Grupo discutiu
Grupo debateu a ações necessárias para dar continuidade ao trabalho de rede 

Em comemoração aos 30 anos da implantação da Comissão de Fábrica da Mercedes-Benz no país, trabalhadores alemães na empresa estão no Brasil participando de atividades para celebrar a data. Nesta quarta-feira (19), a delegação se reuniu com os representantes da Comissão na planta brasileira do ABC para reorganizar a sua rede sindical internacional. O seminário foi na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), em São Bernardo do Campo (SP).

A proposta do encontro é dar continuidade às discussões da Rede para levantar os problemas e reivindicações comuns aos trabalhadores no Brasil e na Alemanha. 

Para o representante do Comitê Sindical de Empresa (CSE) na Mercedes e o diretor da CNM/CUT, Valter Sanches, a principal conquista do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC foi esse direityo de organização no interior da fábrica. “Os representantes do CSE são pontes do sindicato com a empresa. É através deles que a diretoria toma conhecimento dos problemas e negocia ações para melhorias”, disse o dirigente, que é o único sindicalista brasileiro que faz parte do Conselho Administrativo da Daimler, na Alemanha.

Crédito: Divulgação
Grupo de representantes da comissão Grupo de representantes da comissão
Grupo de representantes dos trabalhadores do Brasil e da Alemanha 


Durante os dias que esteve no país, o grupo de alemães também visitou a planta da Mercedes-Benz e da BASF, multinacional do ramo químico. Além disso, eles conheceram a Uniforja (Coorperativa Central de Produção Industrial de trabalhadores em Metalurgia), a Escola Florestan Fernandes, fundada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a sede da TVT (TV dos Trabalhadores) e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde foi realizado o seminário que celebrou os 30 anos Comissão. 

Durante o seminário desta quarta, os trabalhadores fizeram um resgate das atividades realizadas desde o início de novembro. Entre elas, o grupo relembrou o debate sobre “Internacionalização da Produção e Desafios Sociais", que fez parte do Encontro Internacional de Redes Sindicais de Trabalhadores nas empresas ZF, Shaeffler e Mahle e a 3ª Conferência Expressões da Globalização, que teve o objetivo de refletir sobre a evolução dos impactos da crise financeira internacional de 2008 no Brasil e na Alemanha, além de debater os mecanismos de intervenção e participação criados pelos metalúrgicos.

Crédito: Adonis Guerra
Seminário dos 30 anos da Comissão Seminário dos 30 anos da Comissão
Seminário dos 30 anos da Comissão no Brasil reuniu trabalhadores dos dois países e autoridades da região

Para encerrar as atividades no país, os alemães participarão nesta quinta-feira (20) de um seminário com dirigentes do ramo químico e de um ato que marca o Dia da Consciência Negra. 

Homenagem
Para celebrar os 30 anos da conquista da Comissão de Fábrica dos trabalhadores na Mercedes-Benz, os representantes dos metalúrgicos na empresa também receberam uma homenagem dos vereadores de São Bernardo do Campo. Durante sessão solene na noite de terça-feira (18), os ex-coordenadores e o atual coordenador da Comissão receberam a Medalha João Ramalho, uma honraria destinada às pessoas que contribuem significativamente com o município. Foram homenageados Tarcísio Secolli, Adi dos Santos Lima, Sérgio Nobre, Valter Sanches, Moiséis Selerges Jr., Walter de Souza Filho, Aroaldo Oliveira e Ângelo Máximo de Oliveira Pinho. 

Crédito: Adonis Guerra
Ex-coordenadores e atual coordenador receberam homenagem na Câmara de São Bernardo Ex-coordenadores e atual coordenador receberam homenagem na Câmara de São Bernardo
Grupo que recebeu a homenagem na Câmara Municipal. Ao centro, sindicalista alemão

Os sindicalistas alemães Fritz Hofmann e Angela Hidding também receberam uma moção de congratulação, pela solidariedade prestada aos representantes dos trabalhadores na empresa no Brasil desde a criação da Comissão na planta do ABC.

Segundo Fritz, a data enaltece o trabalho internacional de solidariedade realizado durante as três décadas. “É preciso entender que, praticamente, todas as ações deste período tiveram alguma ligação entre dirigentes sindicais do Brasil e da Alemanha. A cooperação mútua foi essencial para a luta de trabalhadores dos dois países”, afirmou.

O presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, também participou da sessão e elogiu a iniciativa dos alemães para a conquista da Comissão. "A contribuição dos companheiros da Alemanha não foi apenas para os trabalhadores da Mercedes, mas para a democracia do nosso país. Posteriormente, os representantes da Comissão tiveram um papel essencial na luta pela liberdade do povo brasileiro quando o Brasil vivia a plena ditadura", relatou. 

Formação
Na segunda-feira (17), a comitiva também conheceu o conteúdo do Programa de Formação Trabalho e Cidadania do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que é realizado na sede CNM/CUT. O curso é voltado para os metalúrgicos do ABC para conhecer a forma de organização e a história do Sindicato. No acordo firmado entre a entidade e as empresas, o trabalhador é liberado um dia por ano para participar do curso.

Para Frank Hauck, sindicalista na Mercedes-Benz da Alemanha e atuante na formação dos (as) trabalhadores (as), o programa é inovador no país, mas já consolidado na Alemanha. “É muito bom ver esta atividade de formação acontecendo no Brasil. É um modelo importante de organização, uma conquista dos trabalhadores e acredito que tem de ser repetido em outras regiões do estado e do Brasil. Na Alemanha, a formação para os trabalhadores é bem parecida e sempre foi bastante forte”, destacou.

(Fonte: Shayane Servilha - Assessoria de Imprensa da CNM/CUT, com informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC)